Unifesp participa do Warm up do 6º CIMES

O objetivo do encontro é discutir a inovação no segmento da Saúde

Por que Inovar no Segmento da Saúde? é o tema do Warm up do 6º Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde (CIMES) que acontecerá no dia 4 de abril no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Esse evento antecederá o congresso oficial, previsto para os dias 17 e 18 de agosto em São Paulo, e receberá grandes nomes nacionais e internacionais da indústria, academia e setor regulatório da área da saúde para debates sobre a importância da inovação em dispositivos médicos e odontológicos.

A programação conta com duas mesas-redondas: Por que inovar no segmento da saúde e Linhas de investimento para inovação no segmento da saúde com profissionais da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), Braile Biomédica, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Investe São Paulo, Johnson & Johnson, Siemens e universidades como Anhembi Morumbi e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Participação Unifesp

Fabiano Carlos Paixão, docente e pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp), será um dos mediadores do evento e apresentará o que o instituto tem produzido na área do conhecimento relacionados a aquisição de sinais biomédicos, sistemas embarcados, processamento de sinais e imagens médicas, biomateriais e materiais biomédicos, biotecnologia e inteligência artificial e computação (TI). Seu empenho, nos últimos anos, tem sido utilizar a técnica de Biossusceptometria de Corrente Alternada (BCA) para a realização de diagnósticos médicos e estudos de parâmetros relacionados ao trato gastrintestinal.

“É uma ótima oportunidade de mostrar a capacidade que o ICT/Unifesp tem em desenvolver tecnologia, principalmente, na área da saúde”, explica Paixão.

Jean Faber, docente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), participará com uma amostra de um protótipo funcional de navegação autônoma para controlar uma cadeira de rodas motorizada a partir da identificação do movimento ocular. A ideia do projeto é levar a tecnologia assistiva com menor custo à população auxiliando as pessoas com severos problemas motores, como a tetraplegia. O estudo tem coautoria do docente Henrique Amorim é realizado com outros profissionais e alunos do ICT/Unifesp).

Outro profissional presente é Ivan Hong Jun Koh, professor da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia da EPM/Unifesp. Koh será um dos palestrantes e dividirá com os presentes o estudo realizado em parceria com a docente Vera Regina Leopoldo Constantino da Universidade de São Paulo (USP), o qual mostra a potencial aplicação de hidróxidos duplo lamelares (HDL) como nanocarreadores de fármacos de liberação lenta pela sua excelente biocompatibilidade e capacidade de acelerar a reparação tecidual.

O docente também apresentará a tela de polipropileno recoberto por nanofilmes empregando a tecnologia de plasma frio que confere simultaneamente a biocompatibilidade e ação antimicrobiana, cuja tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que há seis anos atuam juntos para o desenvolvimento de novas tecnologias na saúde.

Sobre o CIMES

O evento, que acontece anualmente, é realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), tem o intuito de fortalecer a inovação no setor nacional de saúde e discutirá novas tecnologias em saúde e odontologia, e representantes do governo e pesquisadores do setor debatem e propõem o aprimoramento das políticas públicas da saúde.

O Warm Up CIMES é apoiado pelas instituições Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Universidade Anhembi Morumbi, Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Educação) e PqTec (Parque Tecnológico de São José dos Campos).

Mais informações disponíveis no site do CIMES.