Nota de Alerta: Fraude na internet utilizando nome de docentes e logotipo da UNIFESP

Fraude na internet utilizando nome de docentes e logotipo da UNIFESP

Informamos que nomes de docentes e logotipo da UNIFESP têm sido utilizados de forma ilegítima para aplicação de golpes na internet. O endereço eletrônico usado nestes golpes não corresponde ao do docente da UNIFESP mas de um endereço novo criado de tal forma a dar credibilidade ao golpe. Como exemplo, posso citar que nos casos de fraude em que o meu nome vem sendo utilizado, o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. é usado, dando a entender a quem recebe a mensagem de que se trata de um servidor de nome Horacio vinculado à UNIFESP. Mesmo as pessoas com quem troco mensagens regularmente podem não perceber e pensarem que realmente fui eu quem mandou a mensagem fraudulenta. Este endereço não é meu, é falso.

As mensagens envolvem geralmente um segundo nome, também de docente, possivelmente de uma outra Universidade, e que depende dos alvos selecionados para a aplicação do golpe. Quase sempre o alvo escolhido tem algum conhecimento de um ou de ambos os docentes citados na mensagem, dando a sensação de se tratar de uma mensagem legítima a quem a recebe.

Por favor, desconfiem de qualquer mensagem recebida na internet que solicitem algum depósito de dinheiro. Nunca façam nenhum depósito sem se certificarem com a fonte se a mensagem é legítima. Verifiquem diretamente com a fonte usando o telefone ou mensagens encaminhadas para outros endereços alternativos de e-mail para realizarem esta consulta. Nos sites da UNIFESP ou usando algum buscador disponível na internet, estes dados para contato telefônico ou outros endereços de e-mail podem ser geralmente obtidos sem dificuldade. Infelizmente, os golpistas estão também usando estas informações e outras mais que conseguem na internet para a aplicação do golpe.

Horacio Hideki Yanasse
Diretor - ICT