O Programa de Extensão Mao3D é coordenado pela Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel da Engenharia Biomédica é fruto de um convênio entre o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro ambos em São José dos Campos. O Mao3D faz parte da Rede Nacional de Núcleos de Pesquisa em Tecnologia Assistiva.
O Mao3D tem o objetivo de protetizar e reabilitar crianças e adultos da Região do Vale do Paraíba, que possuem malformação ou amputação de braços, mãos ou dedos, com próteses feitas por impressão 3D. Este tipo de prótese foi criado por um carpinteiro africano que em 2011 perdeu parte da mão em um acidente de trabalho, e inconformado com sua situação criou um modelo alternativo, mais funcional e de baixo custo. Assim nasceu a e-Nable em 2013, uma comunidade mundial que disponibiliza modelos de próteses de mão para impressão 3D. O Mao3D está adaptando os modelos da e-Nable para que possam ser usados no Brasil. As próteses feitas por impressão 3D representam uma esperança para que crianças possam recuperar o membro perdido e ter uma vida mais incluída na sociedade. Até então, as próteses disponíveis no mercado ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não se adaptavam ao uso infantil por serem pesadas, de alto custo e não acompanharem o crescimento de uma criança. Mesmo para adultos as próteses convencionais apresentam uma taxa de rejeição de mais de 90% dos casos.
Com a colaboração de alunos bolsistas, voluntários e doação de empresas estão sendo criados modelos de próteses funcionais, leves, coloridas, baseadas em super-heróis para motivar ainda mais o uso, é o caso do Leo de 7 anos que ganhou do Mao3D um braço com o modelo do Capitão América.
Para participar do Programa, entre em cotato conosco: