Forgers-Unifesp lança o ROBOTRUCK, laboratório itinerante de robótica

No próximo sábado e domingo, dias 15 e 16 de agosto, a equipe Forgers-Unifesp, grupo de robótica do ICT-Unifesp, lançará, em parceria com o Instituto Alpha Lumen (IAL), Hackerclube SJC, Equipe Uairrors da UNIFEI, MVE e UNIVAP, o ROBOTRUCK, laboratório itinerante de robótica, para crianças e jovens entre 12 e 16 anos, no Parque Vicentina Aranha, a partir das 10h.

O ROBOTRUCK, idealizado pelo Instituto Alpha Lumen dentro do Projeto Robótica e Cidadania, é apenas uma das etapas do programa de extensão Robotics: No Frontiers em que todas as instituições parceiras, intituladas como a Liga de Robótica do Vale do Paraíba, estão engajadas em levar à rede pública de ensino da região o ensino de robótica de qualidade.

"Este laboratório é um "gatilho disparador" de um projeto muito maior com objetivos bem definidos que visa selecionar jovens de diferentes idades para participação de competições, criação de oficinas avançadas, cursos de novas tecnologias e organização de eventos”, explica Fabio Augusto Faria, professor do ICT-Unifesp.

A equipe FORGERS-Unifesp, composta por oito pessoas entre alunos e professor, está aproximadamente quatro meses trabalhando ativamente para o funcionamento do laboratório itinerante através da elaboração de oficinas, kits de robótica, conteúdo digital, entre outras atividades.

Faria explica ainda que o programa também tem como finalidade estimular nos estudantes o raciocino lógico, a criatividade, além de aproximá-los de outras áreas de conhecimento que não seriam possíveis em suas instituições de ensino.

O Parque Vicentina Aranha está localizado na R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana, São José dos Campos.

foto caminhão.jpg