Ato no Campus Zona Leste conquista compromisso de R$ 10 milhões em emendas parlamentares

Recursos serão também destinados para toda a universidade

Com a presença de aproximadamente mil pessoas nos galpões da antiga Fábrica Gazarra, neste último sábado, dia 28 de agosto, Unifesp e movimentos da Zona Leste conseguiram compromisso de parlamentares presentes e representantes (deputados, senadores e vereadores) no ato para que colaborem com o orçamento de 2016 da universidade por meio de emendas, num total que somou R$ 10 milhões de reais.

O ato foi convocado pelo movimento pela implantação da Universidade Federal na ZonaLeste, grande mobilizador na região não apenas na luta por educação, mas também habitação, cultura e outros direitos sociais.

A Unifesp apoiou a iniciativa e esteve presente no ato, com a participação da reitora, Pró-Reitorias, diretores e vice-diretores dos campi Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São Paulo, além de professores, técnicos e estudantes.

O edifício que abrigará os projetos de extensão no Campus Zona Leste já se encontra com obras avançadas, sob execução da Prefeitura de São Paulo e deverá ser entregue no início do ano.

“O destaque principal do ato é que as emendas e todos os recursos obtidos serão destinados à Unifesp como um todo, seus campi em funcionamento e a Zona Leste. A luta no momento é por orçamento e pelo fim dos cortes em infraestrutura”, explicou o pró-reitor adjunto de Planejamento, Pedro Arantes.

Para a reitora Soraya Smaili, “o objetivo também é sensibilizar o governo federal a apoiar a Unifesp na garantia dos recursos de orçamento e na liberação de vagas de técnicos-administrativos para consolidar a expansão e garantir o funcionamento de toda universidade”.