Programa de Extensão NETES do ICT-Unifesp fecha três importantes parcerias

As iniciativas são positivas e dão visibilidade ao núcleo e seu empenho em Tecnologias Sociais e Economia Solidária

O Programa de Extensão NETES (Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária), do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-Unifesp) de São José dos Campos, estabeleceu importantes parcerias com as instituições MIT-Brazil, Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Social de São José dos Campos para o segundo semestre de 2015.

Com o MIT-Brazil, programa de educação internacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, instituiu-se inicialmente a abertura de três ou quatro vagas, em outubro de 2015, para estudantes matriculados no MIT. Trata-se de estágio em programa de extensão no período de maio a agosto de 2016. É a primeira fase da parceria que contará com idas dos estudantes a projetos colaborativos. Os estudantes do MIT terão todos custos pagos pela instituição de origem.

Já com a Organização das Nações Unidas (ONU) o NETES teve seus compromissos aceitos pelo Programa Every Woman's  Every's Child's and Every Adolescent's, com atuação firmada para 2016 em diante, se comprometendo a difundir e construir: banco de dados, informações e inovações em tecnologias sociais existentes no Brasil que sejam replicáveis na área da saúde, da qualidade de vida e da sustentabilidade; ambiente virtual de aprendizagem para difusão de tecnologias sociais para crianças e jovens, inclusive utilizando da técnica de ”Realidade Aumentada” e 3 D; empreendimentos e ações de intervenção em comunidades com grande vulnerabilidade social, econômica e ambiental no Vale do Paraíba e com replicabilidade em outras regiões similares do Brasil; rede de jovens com formação em economia solidária e tecnologia social visando  atuação e promoção da sustentabilidade, saúde e qualidade de vida; levantamento e consolidação de dados que proporcionem o melhor planejamento e desenvolvimento de políticas de melhoria de vida.

A parceria local com a Rede Social de São José dos Campos, que inclui 80 outras instituições da cidade, será por meio de atuações com tecnologia social e economia solidária.

“As três iniciativas são consideradas muito importantes para nós e que dão ao NETES e, por consequência, ao ICT nova dimensão de atuação extensionista. As parcerias internacionais foram derivadas de contatos iniciais diretos das próprias instituições o que evidencia a importância e o reconhecimento externo do programa”, comemora Luciana Ferreira da Silva, coordenadora do NETES - UNIFESP/SJC.