Núcleo da Unifesp em São José dos Campos estabelece compromissos com programa da ONU

Programa de extensão do Instituto de Ciência e Tecnologia contribuirá com ações de economia solidária e tecnologia social no projeto “Cada Mulher Cada Criança”

O Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (NETES), programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de São José dos Campos, estabeleceu compromissos com o programa “Cada Mulher Cada Criança”, uma iniciativa promovida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que tem como objetivo reunir governos, setores privados e a sociedade, em prol da saúde e cuidado às mulheres e crianças. Através desse comprometimento, a Unifesp se coloca como primeira universidade brasileira a participar como parceira estratégica na efetivação dos objetivos do programa no Brasil.

A professora e coordenadora do NETES, Luciana Ferreira da Silva, explica que o programa existe há alguns anos e agora foi revigorado, implantado no Brasil e América Latina, e prorrogado por 15 anos, até 2030. Nesse contexto, o núcleo entende sua adesão como uma oportunidade de introduzir algumas de suas expertises em prol da causa e participa como parceiro estratégico no Brasil, potencializando a visibilidade e replicação de práticas e pesquisas nacionalmente e internacionalmente.

O núcleo já tem uma agenda de ações para os próximos dois anos, com foco em economia solidária e tecnologia social para saúde e qualidade de vida de jovens e mulheres com alta vulnerabilidade econômica, social e ambiental, além de ações com crianças.

Os compromissos firmados são: difundir e construir um banco de dados, informações e inovações em tecnologias sociais existentes no Brasil que sejam replicáveis na área da saúde, da qualidade de vida e da sustentabilidade. Dessa forma criará mecanismo de difusão dessas tecnologias de baixo custo e alta relevância social; ambiente virtual de aprendizagem para difusão de tecnologias sociais para crianças e jovens, inclusive utilizando da técnica de ”Realidade Aumentada” e 3D; empreendimentos e ações de intervenção em comunidades com grande vulnerabilidade social, econômica e ambiental no Vale do Paraíba e com replicabilidade em outras regiões similares do Brasil.

Além disso, criar uma rede de jovens com formação em economia solidária e tecnologia social visando atuação e promoção da sustentabilidade, saúde e qualidade de vida; levantamento e consolidação de dados que proporcionem o melhor planejamento e desenvolvimento de políticas de melhoria de vida; tecnologias sociais e, portanto, de baixo custo para melhoria de condições sanitárias em comunidades vulneráveis do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, Brasil. Para tanto, conta com parcerias com a Rede Social SJC que aglutina diversas instituições da região.

Luciana ainda esclarece que princípios de sustentabilidade nortearão as ações que serão trabalhadas no programa e poderão ser utilizadas no Brasil e em países em desenvolvimento. Todas as ações estarão imersas no entendimento amplo de saúde que incorpora qualidade de vida, FIB (Felicidade Interna Bruta), sustentabilidade e educação ambiental.

“Os compromissos estabelecidos com o Programa Cada Mulher Cada Criança da ONU nos traz a responsabilidade e incentivo para potencializar uma série de ações de extensão de grande relevância social, cultural, econômica e ambiental articuladas globalmente. Coloca, portanto, a Unifesp e os princípios que sustentam a economia solidária e a tecnologia social num patamar de visibilidade importante, nos âmbitos nacionais e internacionais, no que tange o enfrentamento de problemas sociais através de intervenções de baixo custo econômico e grande relevância socioambiental, e mais, exemplar para efetivação de novos modelos de pensar e agir na relação entre educação, ciência, tecnologia e sociedade”, finaliza Luciana.

Sobre o Netes
O NETES (Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária) é um Programa de Extensão aprovado pela Pró-reitoria de Extensão da Unifesp, e se localiza no Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos (ICT-UNIFESP/SJC), desde 2011. Sua equipe é formada por docentes da Unifesp, do Departamento de Humanidades do ITA, por estudantes voluntários e bolsistas. Possui parcerias com O MIT- Brazil (programa de educação internacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e com a Rede Social SJC, bem como articula ações com outras instituições da sociedade civil e governamentais. Geração de trabalho e renda em economia solidária; comércio justo; tecnologias de baixo custo e alta relevância socioambiental; reconhecimento da alteridade; de igualdade de gênero; não discriminação por gênero, etnia, credo, orientações sexuais; engajamento político em prol da democracia participativa e o apartidarismo estruturam nosso pensar e agir visando à construção de sociedades sustentáveis.

Sobre o Programa "Cada Mulher Cada Criança": http://www.everywomaneverychild.org/