Aloizio Mercadante visita ICT-Unifesp

Ministro teve a oportunidade de conhecer a estrutura e os programas oferecidos pelo campus

Na última sexta-feira, dia 13, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em visita à São José dos Campos para firmar acordo entre a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), quebrou sua agenda de compromissos na cidade e veio à unidade Parque Tecnológico do ICT-Unifesp.

A visita foi acompanhada pelo prefeito Carlinhos Almeida, vereadores, secretários, professores e membros da sociedade civil do movimento “Ampliação da Unifesp: Eu apoio”, como Agostinho Plaça.

“Acredito que o objetivo da visita tenha sido cumprido, o de mostrar ao ministro que estamos fazendo um trabalho de gestão acadêmica e administrativo sério no ICT, que ainda temos muito caminho pela frente para consolidar o campus, que precisamos de apoio para contratação de docentes, técnicos administrativos e infraestrutura. Que o MEC reconheça este trabalho e tenha um comportamento diferenciado com o nosso campus e com a Unifesp”, ressaltou a vice-diretora acadêmica, Claudia Campos.

A diretora administrativa, Georgia Mansour, relatou ao ministro as medidas e estratégias de gestão adotadas pela universidade e pelo ICT em especial. “São medidas feitas em conjunto com os diretores administrativos de todos os campi, mas localmente, tomamos medidas que nos fez reduzir em média 25% o consumo de energia, por exemplo”.

Mercadante perguntou sobre os cursos de graduação e o número de alunos, dos programas de pós-graduação e da produtividade docente. Com o Horácio Yanasse, professor e presidente da Câmara de Pós-Graduação do ICT, o ministro questionou da qualidade dos programas e falou do programa que está em fase de montagem que prevê o intercâmbio de discentes e docentes de pós-graduação em áreas estratégicas entre os países do BRICS, que estejamos preparados para competir. “O ICT-Unifesp merece o reconhecimento pelo trabalho bem feito”, finalizou o ministro no final de sua visita ao campus.

visita ministro educacao