Projeto Interlinguando ensina seis idiomas para alunos do ICT-Unifesp

As aulas serão ministradas por estudantes da instituição em horários que não comprometem a rotina de estudo dos envolvidos

Um grupo de alunos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp), em São José dos Campos, criou o Interlinguando, um programa gratuito que oferecerá aulas de idiomas para estudantes da instituição.

A ideia é oferecer, a cada dia da semana, aulas de alemão, coreano, espanhol, francês, inglês e japonês nas dependências do ICT sempre na hora do almoço para não atrapalhar a rotina de estudos dos estudantes.

As inscrições estão abertas para todos os alunos interessados. Para se inscrever, basta acessar a página do “Interlinguando UNIFESP/SJC” no Facebook a partir de 29 de fevereiro. Às aulas terão início a partir de 7 de março.

São os idealizadores do projeto os seguintes alunos: Bruno Otilio (Engenharia Biomédica), Leilaine Mori (Bacharelado de Ciência e Tecnologia), Lucas Vieira (Engenharia Biomédica), Renato B. Junior (Engenharia de Materiais), Thabata Alcântara (Engenharia Biomédica) e Thiago Godoi (Ciência da Computação). As aulas também serão ministradas por alunos.

Os cursos não estão inclusos na grade acadêmica e não entrarão para o histórico acadêmico. As horas podem ser utilizadas como atividades extras, que são fundamentais para a obtenção do diploma de graduação. Ao final de cada curso, um certificado será emitido e equivalerá a uma hora complementar no currículo.

O Interlinguando foi criado com o intuito de proporcionar contato da comunidade do ICT com outras línguas e culturas. Nas aulas os alunos terão a oportunidade de aprender não apenas à semântica do idioma, mas também cultura e costumes dos países onde ele é falado”, explica Bruno Otilio.

O curso de inglês terá um enfoque mais acadêmico, com o objetivo de preparar os alunos para leitura e compreensão de artigos, apresentação de seminários, diálogos curtos e preparação de Curriculum Vitae. “Grandes empresas, nas quais os alunos do ICT podem estagiar, possuem um processo seletivo na qual o inglês (intermediário) não é um diferencial, mas sim um pré-requisito. Sendo assim, o projeto visa também aprimorar o idioma para uma possível seleção de estágio”, conclui Otilio.