Alunos do ICT-Unifesp formam primeira turma do curso de Extensão em Programação para OBI

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Alpha Lumen

Alunos de graduação do ICT-Unifesp formaram a primeira turma do curso de Introdução à Lógica de Programação para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

O curso, realizado em parceria com o Instituto Alpha Lumen (IAL), ocorreu no período de outubro a dezembro de 2015 e contou com a participação de 22 alunos com idades de 10 a 17 anos, do próprio instituto, de maneira a preservar a proposta pedagógica da instituição, que incentiva a inclusão de alunos com idades variadas em um mesmo ambiente de aprendizado.

Cerca de 60% dos alunos da turma inicial concluíram o curso introdutório e poderão continuar os seus estudos em um treinamento voltado a resolução de problemas da OBI a ser realizado no primeiro semestre de 2016 para alunos do IAL e calouros do ICT.

O curso foi uma iniciativa do projeto de extensão Projeto de Ensino e Aprendizagem de Programação para Olimpíadas, coordenado pelo professor Reginaldo M. Kuroshu, de modo a fornecer aos participantes uma visão ampla e direcionada da temática, introduzindo os principais conceitos de lógica de programação, promovendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos e tornando-os aptos a começar a resolver e se interessar por problemas da OBI e demais assuntos na área de computação.

“Alguns dos principais objetivos deste projeto é o de contribuir com o desenvolvimento de raciocínio lógico e habilidade de resolução de problemas através de programação em alunos do ensino fundamental e médio, além de divulgar o nome do ICT-Unifesp através da realização de ações de extensão universitária em escolas para atrair mais alunos de excelência para os cursos de graduação do instituto, ainda pouco conhecidos pela população”, explica Kuroshu.

A equipe do projeto tem planos para oferecer outros cursos aos alunos do IAL e de demais instituições de ensino público e/ou privado visando ampliar o seu público alvo e colaborar de forma cada vez mais efetiva na interação universidade-escola. Para isso, a equipe iniciou um processo seletivo para inclusão de novos integrantes interessados em colaborar com o ensino e aprendizado de programação para olimpíadas. Aqueles que queiram aplicar-se as vagas devem acessar este link (https://goo.gl/WAiBnY) e seguir as instruções.