Caravana da Ciência inicia atividades com professores de Monteiro Lobato

O programa tem como objetivo promover o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes

No último sábado (2) o ICT/Unifesp, unidade Parque Tecnológico, recebeu a visita de 50 professores de escolas municipais e estaduais da cidade de Monteiro Lobato para conhecer o campus e os programas institucionais que estão à disposição da comunidade.

Trata-se do Projeto de Extensão Caravana da Ciência, que tem o objetivo de disseminar a alfabetização científica a partir da inserção de universitários do ICT/Unifesp nas escolas públicas de São José dos Campos e região, tendo como foco principal comunidades cuja oferta de atividades de incentivo à prática de ciência não seja rotineira; utilizando-se de experimentos de baixo custo, sobretudo com recursos sustentáveis, promovendo o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes e subsidiando a prática pedagógica de docentes.

Durante a visita, os professores participaram do “Café com Ciência”, atividade na qual os alunos do instituto demonstraram alguns dos experimentos que serão utilizados nas visitas às escolas e também definir o alinhamento das ações futuras: Feira de Ciências para alunos do Ensino Fundamental e Médio, Parada Obrigatória (Visita Monitorada dos alunos do Ensino Médio à universidade) e uma ação especial para preparação dos alunos para o ENEM. A preparação e desenvolvimento das atividades estão devidamente alinhadas às diretrizes fundamentais de extensão e pesquisa do ICT.

"O encontro foi importante para os estudantes e professores do instituto que participam do projeto dialogarem com os professores de Monteiro Lobato e também para esses conheceram melhor a Unifesp, visando alinhar e detalhar as próximas ações do projeto nas escolas. Foi marcante a empolgação de todos os presentes. Aprenderemos todos”, explica Luiz Leduíno de Salles Neto, diretor do ICT/Unifesp e coordenador do programa.

No dia 29 de março uma comissão de professores do instituto realizou uma visita técnica às escolas de Monteiro Lobato e, com isso, já prepara uma campanha de arrecadação de livros para enriquecer as salas de leitura de alguns desses locais. Essa ação conta com o apoio do Centro Acadêmico Ada King (CAAK), HeadTalks e da Associação Atlética Acadêmica Jean Azevedo (A.A.A.J.A). A partir do dia 7, uma caixa será colocada na biblioteca para receber as doações da comunidade.

O Caravana da Ciência é uma iniciativa da docente Zuleika Stefânia Sabino Roque, é coordenado por Luiz Leduíno de Salles Neto e tem a participação da professora Luciane Capelo. Para idealizar o projeto, foi firmada uma parceria junto à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Monteiro Lobato.