ICT-Unifesp realiza o 1º Encontro Juventude, Cultura e Economia Solidária

O Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (NETES), programa de extensão do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Campus São José dos Campos, realizará na terça-feira, dia 3, das 14h às 17h30, o 1º Encontro Juventude, Cultura e Economia Solidária, no auditório do Parque Tecnológico.

Essa conferência é parte das ações que o NETES estabeleceu com o programa Toda Mulher Toda Criança, uma iniciativa promovida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que tem como objetivo reunir governos, instituições multilaterais, setores privados e a sociedade civil, em prol da saúde e cuidado de crianças, adolescentes e das mulheres  em todo o mundo. Nessas ações, a cultura possui papel estratégico para o NETES.

O objetivo é promover debate sobre políticas culturais para juventude em São José dos Campos com a participação dos parceiros Juventudes Economia Solidária (JUVESOL), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e a Rede Social de São José dos Campos.

Como a cultura pode gerar trabalho e renda em economia solidária e criativa, qual o papel da cultura para a transição para um mundo com trabalho digno, economicamente solidário e ambientalmente sustentável são alguns dos temas que serão abordados com os palestrantes Alex Barcellos (Juvesol) e Isadora Santos (Unisol).

A professora e coordenadora do NETES, Luciana Ferreira da Silva, explica que é uma iniciativa que firma o início da contribuição do NETES, Rede Social de São José dos Campos e Juvesol para a efetivação das metas do Plano Municipal de Cultura de São José dos Campos que inserem preceitos de economia solidária e criativa.

Trata-se do primeiro passo para alavancar o planejamento de ações concretas em conjunto com diversas instituições, agentes e movimentos culturais que já confirmaram presença no evento.  "São José dos Campos possui políticas culturais, ações e movimento cultural pujante. Nosso intuito é contribuir para que em suas organizações seja, cada vez mais, introduzido preceitos de economia solidária e criativa, gerando trabalho, renda e novas formas de pensar o viver coletivo", afirma Luciana.