Caravana da Ciência, do ICT/Unifesp, realiza atividades na cidade de Monteiro Lobato

Nos dias 7 e 11, duas escolas da região receberão a equipe para iniciar as atividades de incentivo à ciência à crianças e adolescentes

O Programa de Extensão Caravana da Ciência, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Campus São José dos Campos, estará nos dias 7 e 11 de maio na cidade de Monteiro Lobato realizando atividades de incentivo à prática de ciência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Coelho Michelleto e na Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend.

O Caravana da Ciência tem como objetivo disseminar a alfabetização científica, a partir da inserção de universitários do ICT/Unifesp nas escolas públicas de São José dos Campos e região, tendo como foco principal comunidades cuja oferta de atividades de incentivo à prática de ciência não seja rotineira; utilizando-se de experimentos de baixo custo, sobretudo com recursos sustentáveis, promovendo o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes e subsidiando a prática pedagógica de docentes.

Programação

No dia 07 de maio, a partir das 9h, o projeto “Revisão Turbinada do Enem” que é parte do Programa Caravana, realizará um mutirão de informática na Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend. Os alunos da Unifesp verificarão as condições dos computadores da sala de informática da escola para melhorar o acesso dos estudantes à internet e, assim, subsidiar futuras atividades como a inscrição deles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Seleção Unificada (SiSu), entre outras tarefas.

Já no dia 11, das 14h30 às 16h30, a missão será entregar livros arrecadados durante uma campanha interna realizada pela equipe na universidade, à Sala de leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Coelho Michelleto. Além disso, haverá a Hora do Conto com duas escritoras infantis, Christina Hernandes e Miriam Menezes, da Academia Joseense de Letras, e uma dinâmica de incentivo à investigação científica com as crianças.

No mesmo dia, às 15h30, o Caravana realizará uma Roda de Conversa com os alunos da Escola Sonnewend para tratar a importância do Enem e realizar a inscrição de todos no exame.

Segundo a professora o ICT/Unifesp e idealizadora do projeto, Zuleika Stefânia Sabino Roque, o Caravana surgiu atento à realidade da região, visando atender a municípios de até cinco mil habitantes para realizar divulgação científica e apoiar atividades escolares. O ponto de partida foi o município de Monteiro Lobato, onde se pretende através do projeto, equalizar oportunidades e incentivar o ingresso no Ensino Superior.

“Os alunos serão submetidos a uma pré-inscrição ao “Revisão Turbinada”, cursinho preparatório para o Enem, cuja metodologia utiliza como ponto de partida experimentos para facilitar com que os alunos se apropriem dos conceitos, de forma dinâmica e interdisciplinar”, explica Zuleika.

Para a Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Monteiro Lobato, Deborah Arantes de Araújo, a parceria da Unifesp com as escolas públicas do município abre portas para a formação docente em alfabetização científica, área ainda com pouquíssimo investimento formativo.

“Nós professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em sua maioria, não aprendemos Ciências de forma significativa enquanto estudantes e, também, não temos formação suficiente para exercer tal trabalho de forma efetiva. Precisamos de suporte pedagógico, de formação específica. Será nesse ponto que a parceria com a Unifesp virá de encontro com nossas necessidades de Ciclo I.”

Além disso, ela complementa que o programa será o disparador para ações futuras dentro da rede municipal, como Feiras de Ciências e Exposição Pedagógica com foco nas experiências e nas investigações realizadas pelos alunos. Não podemos esquecer que as crianças são curiosas por natureza. A escola, na maioria das vezes, não aproveita esse espírito curioso, ao contrário, o sufoca. É preciso deixar que as crianças perguntem, questionem, criem hipóteses, investiguem, experimentem, comprovem, aprendam de forma lúdica e prazerosa. Todo o ensino deveria ser assim”.

Serão oferecidas 50 vagas para alunos matriculados e ex-alunos que vislumbram ingresso no Ensino Superior da cidade de Monteiro Lobato. As aulas acontecerão na Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend, que é a única que oferece Ensino Médio e a avaliação dos resultados se dará através de vários indicadores, tais como: número de inscritos no Enem, número de alunos que efetivamente farão a prova, apoio dos alunos em inscrições de programas como o SISU e PROUNI.

A previsão é que as aulas iniciem no mês de agosto e, dentro do limite de vagas, moradores da cidade que já possuem Ensino Médio poderão ser atendidos, sendo prioridade absoluta os alunos regularmente matriculados.

O Caravana da Ciência é uma iniciativa da docente Zuleika Stefânia Sabino Roque, com a coordenação de Luiz Leduíno de Salles Neto e tem a participação dos professores Elias de Barros Santos, Grasiele Cristiane Jorge e Luciane Capelo. Para a idealização do projeto, foi firmada uma parceria junto à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Monteiro Lobato e apoio da Somos Editora e Reis Produções Artísticas.