Robótica Forgers prepara jovens para a Olimpíada de Robótica

Robotica Forgers.jpg

No último sábado (17/9) o grupo de Robótica Forgers que compõe o programa de extensão “Robótica sem Fronteiras” do ICT/Unifesp, iniciou um novo Projeto chamado "Treinamento para Olimpíada de Robótica" na cidade de São José dos Campos.

A iniciativa tem como objetivo preparar jovens joseenses da rede pública de ensino para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) através de aulas teóricas e práticas sobre conceitos essenciais de robótica. Estas fornecerão todo o conhecimento necessário para que os jovens consigam participar da maior competição de robótica do país e representar a cidade.

Este foi o primeiro encontro de quatro previstos na primeira etapa e contou com a participação de 50 jovens da 7ª, 8ª e 9ª série de 18 diferentes escolas participantes de São José dos Campos. Além dessa etapa inicial, existirão mais três: (1) Conceitos Fundamentais de Robótica; (2) Treinamento para OBR I; e (3) Treinamento para OBR II.

Até o final da primeira etapa, uma seletiva será realizada para a escolha dos jovens que continuarão no projeto. Todos os encontros/etapas serão realizados no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), localizado no Jardim Satélite.

A equipe do Projeto de Extensão do ICT/Unifesp é composta pelo docente e coordenador Fabio Augusto Faria, o docente Bruno Kimura e os estudantes/instrutores voluntários Everton Silva, Mateus Franco e Rafael Fernandes.

Faria explica que no país que necessita de desenvolvimento tecnológico para gerar riquezas e melhorar a vida de seu povo, a existência de um projeto de extensão focado em tecnologia e, mais especificamente, em robótica vem para somar à vida de qualquer jovem do Brasil.

“São José dos Campos precisa de mais trabalhos dessa natureza, já que é um dos maiores polos tecnológicos do país. Esperamos que esse projeto de extensão traga uma nova realidade para esses jovens e que estes possam aproveitar todo conhecimento adquirido para suas próximas tomadas de decisões. Seja para seguir em carreiras de engenheiros, cientistas ou para qualquer outra área de conhecimento", ainda conta o coordenador.

O projeto conta com a parceria do Instituto Alpha Lumen.