ICT de Portas Abertas recebe alunos de escolas de São José dos Campos

A programação conta recepção, palestras e um tour pela instituição

No dia 5 de dezembro, o ICT/Unifesp receberá aproximadamente 60 alunos de escolas estaduais da região para participar do ICT de Portas Abertas, um dos projetos desenvolvidos pelos alunos que cursaram a eletiva de Direitos Humanos, objetivando ampliar a discussão sobre o direito à educação, mostrando para a comunidade o que o instituto tem a oferecer.

Os estudantes são da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro, Escola Estadual Prof. Sonia Maria do Parque Interlagos, Escola Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos e Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel Antônio dos Santos, que cursam o ensino fundamental e médio.

A programação iniciará às 13h30 com a recepção e apresentação da Bateria CodeBloco; abertura com o diretor do ICT Luiz Leduíno de Salles Neto; palestra “Cursos oferecidos no ICT”; palestra “Entidades e programas de extensão”; visita aos laboratórios; tour pela instituição e o encerramento no Museu da Ciência. Nesse último, haverá experimentos emprestados pelo Instituto de Estudos Avançados do Centro Tecnológico Aeroespacial.

Como proposta de uma das disciplinas do BCT, os universitários desenvolveram experiências focadas em ciência, tecnologia e meio ambiente para incentivar a alfabetização científica dos visitantes. São propostas de baixo custo que podem auxiliar os professores da rede pública e até mesmo os estudantes a despertarem o gosto no aprendizado da ciência. Os projetos estarão expostos no Museu da Ciência.

O museu, de nome “Parque de Ciência e Tecnologia do ICT/Unifesp”, é um projeto de extensão que tem como objetivo a difusão de Ciência e Tecnologia e o intuito de promover a divulgação de experimentos e temas científicos, despertando no público o interesse e curiosidade pelas áreas. Um espaço fixo no hall da unidade Parque Tecnológico foi designado para isso.

Zuleika Stefânia Sabino Roque, professora das disciplinas de Direitos Humanos e Multiculturalismo do ICT/Unifesp, explica que esses experimentos foram produzidos com muita dedicação sobre a temática alfabetização científica, observando a importância do ensino de ciência contextualizado e interdisciplinar. “Eles foram doados permanentemente ao museu, sendo de grande importância para programas como o Caravana da Ciência”.

Já Ana Lorena, professora do ICT/Unifesp e responsável pelo Museu da Ciência, fala sobre a relevância desse evento, já que “traz diversas novidades interessantes: colaboração entre diferentes instituições, entre diversos projetos de extensão e o envolvimento diretos do alunos do ICT, que estarão expondo trabalhos realizados dentro de disciplinas que cursam no Bacharelado de Ciência e Tecnologia. Será uma ótima sinergia em busca da divulgação científica”.

“Esperamos, com esse projeto, mostrar aos alunos da região de São José a excelência da nossa instituição, aumentando a visibilidade do campus e, assim, gerando um maior interesse nos alunos”, explica Ana Beatriz Mariano, estudante do BCT e uma das responsáveis pelo ICT de Portas Abertas.