Resultados do Projeto Extensão "Treinamento de Robótica para Competição" na etapa regional da OBR

Olá todos,

Tenho imenso prazer de informá-los que nosso Projeto de Extensão "Treinamento de Robótica para Competição" do ICT-UNIFESP conseguiu classificar a Escola EMEF Profa. Homera da Silva Braga para etapa ESTADUAL da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)!!!

Estamos extremamente orgulhosos com um sentimento de trabalho recompensado, pois conseguimos levar uma escola pública da cidade de São José dos Campos para uma etapa estadual da OBR que apenas 60 equipe do estado de São Paulo participarão. Até o nosso conhecimento (estamos verificando o histórico), esta é a primeira vez que uma escola municipal de SJC consegue uma vaga para a etapa estadual da maior competição de robótica da America Latina.

Nosso projeto de extensão "Treinamento de Robótica para Competição"  iniciou a um ano atrás com objetivo de ensinar robótica para jovens de escolas da rede pública de ensino da cidade de São José dos Campos com suporte de diferentes alunos voluntários do grupo de robótica Forgers com atuação mais frequente dos instrutores Everton Coelho e Rafael Fernandes.

Precisamos agradecer nossos parceiros, pois nada seria feito sem ajuda deles!

Devemos agradecer o apoio das direções do ICT (última e atual) e o CAEC que sempre nos apoiaram em todas as atividades que nos propusemos a realziar (e.g., facilitar acesso dos jovens ao Campus, abrir portas para colaborações, ceder espaço para as aulas e tornar nosso trabalho menos burocrático e mais produtivo).

Agradecer o Prof. Arlindo que fez o intermédio entre o Projeto de Extensão e a prefeitura da cidade de São José dos Campos para que pudessemos ter um local estruturado e bem localizado (Laboratório de Educação Digital e Interativa - LEDI) para as aulas de robótica. Além disso, não bastasse essa grande ajuda, quando o LEDI deixou de existir (assuntos políticos), mudamos para a unidade Talim e prof. Arlindo nos emprestou diversos materiais (e.g., notebooks e estabilizadores) para que pudessemos oferecer aos jovens o mínimo de estrutura  para que continuassem seus aprendizados.

Outro parceiro para agradecer, o Instituto Alpha Lumen na figura do prof. Carlos Oliveira que nos ajudou nos treinamentos, emprestou materiais e nos trouxe experiência de competição para que pudessemos preparar os jovens da melhor forma possível.

Finalmente e não menos importante, queremos agradecer o Prof. Bruno Kimura que é o prof. colaborador do projeto de extensão que faz "minha vez" quando estou ausente nos treinamentos e ajuda os instrutores quando necessário.

Resultados da etapa regional em que o projeto de extensão participou com três equipes (Pegasus, Robo8 e Forgers Jr.):

Grande abraço e que venha a etapa ESTADUAL!!!