O projeto de extensão EcoPlan do time Enactus UNIFESP São José dos Campos é semifinalista no 8° Prêmio NUFARM de Consciência e Ética no Agronegócio

O projeto de extensão EcoPlan do time Enactus UNIFESP São José dos Campos foi um dos 8 projetos - entre mais de 20 inscritos - do Brasil a serem selecionados para a semifinal do 8° Prêmio NUFARM de Consciência e Ética no Agronegócio. Os times semifinalistas receberão bolsa auxílio, mentoria e participação em eventos exclusivos organizados pela NUFARM incluindo a possibilidade de se apresentarem ainda esse ano na sede industrial da empresa, localizada no Estado do Ceará, a fim de potencializar o impacto dos projetos selecionados.

A NUFARM é uma das maiores fabricantes de defensivos e tecnologias agrícolas do mundo, presente em cerca de 100 países. Com a proposta de "cultivar um amanhã melhor", a multinacional apoia projetos alinhados a sua estratégia de atuação. A seleção do edital estava centrada em projetos que visam a implementação do empreendedorismo, seja em inovações aplicadas à agricultura familiar ou à cadeia de produção agrícola, como em modelos de negócio que gerem renda e empoderem comunidades, além de promover a educação, conscientização e ética no manejo correto e seguro de defensivos agrícolas no agronegócio brasileiro.

Presente na categoria de Conscientização e Educação do Edital, o projeto EcoPlan, hoje realizado pela equipe discente: Roberta Barros, Elis Ferreira e Emilly Jarina e que conta com a parceria do grupo FORGERS de robótica do ICT-UNIFESP, acontece na Escola Estadual Márcia Helena no bairro do Campo dos Alemães e tem como proposta principal a conscientização ambiental de jovens da rede pública de ensino, através de aulas capacitivas e da criação de uma horta comunitária em que a produção dela terá retorno direto para a cozinha da escola. Para aumentar a produtividade da horta e trabalhar habilidades técnicas nos jovens, o projeto também promove a aplicação de tecnologias como o Arduíno para geração de um sistema de irrigação inteligente.

Com o EcoPlan e outros projetos, o time Enactus Unifesp São José dos Campos, através dos trabalhos do grupo composto por 14 alunos do ICT-UNIFESP e da professora conselheira Danielle Maass, busca promover e praticar o desenvolvimento sustentável e o impacto positivo na cidade, empreendendo soluções que utilizam da ciência e da tecnologia para melhorar a situação social, ambiental e econômica da cidade de São José dos Campos. Para maiores informações acesse a conta do time Enactus Unifesp São José dos Campos no Instagram: @enactusunifespsjc.