Egressos do ICT/Unifesp ficam em 4º lugar em reality de empreendedorismo e inovação

A startup Harpia Health Solutions, formada por egressos do ICT/Unifesp, ficou em 4º lugar no reality show Rocket Startup Órbita Vida, promovido pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná. Os ex-alunos do curso de Engenharia Biomédica, Daniel Aparecido Vital e André Luiz Arruda, representaram a empresa na websérie de empreendedorismo e inovação.

O programa, composto por seis episódios, foi veiculado de agosto a outubro de 2021 pelo GShow e Globo Play. A final foi realizada na quarta-feira, dia 06 de outubro. Mais de 200 startups fizeram a inscrição no reality e apenas 8 foram selecionadas para participar desta terceira edição. A seleção foi composta por ficha de inscrição, vídeo pitch da empresa e entrevista.

A Harpia Health Solutions fica localizada no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. A startup foi criada em abril de 2019 por seis egressos dos cursos de Engenharia Biomédica e Biotecnologia do ICT/Unifesp com o objetivo de desenvolver soluções para auxílio à medicina diagnóstica. A empresa combina Inteligência Artificial, Visão Computacional, Processamento na Nuvem e Conectividade via API. Atualmente, a Harpia trabalha com um produto voltado ao suporte para a medicina diagnóstica para identificação do câncer de mama, atendendo oito clientes. A empresa já ganhou diversas premiações, incluindo o Finep Startup 2021 e o Startup SP do Sebrae São José dos Campos em 2019.

Para Daniel, “a participação no programa foi positiva pela visibilidade na mídia, além de podermos experimentar algo completamente novo, já que estar em um reality show é um ponto totalmente diferente na nossa rotina”. Assista à matéria veiculada no Bom Dia Paraná com a apresentação das equipes participantes: https://globoplay.globo.com/v/9798405/.

Durante a primeira parte da série, foram realizadas palestras com mentores sobre tecnologia e inovação, rodas de conversa com investidores e dinâmicas entre os participantes. Na segunda parte, três empresas já foram eliminadas. Os participantes tiveram que participar de uma competição de pitch, que envolveu a criação de uma propaganda para a TV.

Daniel destaca a contribuição do ICT/Unifesp para sua formação e para a criação da empresa. “Acredito que o ICT contribuiu no sentido de incentivar o empreendedorismo e a inovação, estimulando a busca por novas formas de aplicação de tecnologias. Nossa empresa trabalha com alta propriedade intelectual, aplicações baseadas em metodologias científicas”. Daniel acrescentou ainda o papel das atividades extracurriculares, sua participação na fundação da equipe de Robótica e a atuação como representante discente durante seu período no ICT.

O professor do ICT/Unifesp, Matheus Cardoso Moraes, afirma que a conquista é fruto da competência dos egressos. “O ICT tem essa característica de direcionar os estudantes para empreenderem no setor produtivo brasileiro. O fato de estarem dentro do Parque Tecnológico estimula ainda mais a busca por inovação, já que estão próximos a outras empresas e instituições de pesquisa”.
Daniel e André são graduados em Engenharia Biomédica e Ciência e Tecnologia pelo ICT/Unifesp. Atualmente, Daniel cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Radiológicas no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Unifesp.

egressos_reality_.JPG