EMBRAPII CIM-Unifesp assina acordo para desenvolver produtos com resíduos de componentes automotivos

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou, no mês de outubro de 2021, um acordo de parceria com a empresa Beneduce. O objetivo é desenvolver um projeto relacionado ao uso do resíduo polimérico oriundo da produção de componentes automotivos.
O projeto visa ao desenvolvimento de formulações poliméricas e à obtenção de produtos com a máxima concentração de sobras inerentes do processo de produção de componentes automotivos. Com o desenvolvimento do projeto, busca-se a obtenção de materiais poliméricos com propriedades mecânicas iguais ou superiores ao produto padrão, assim como o uso futuro de aproximadamente 52 toneladas/mês das sobras do processo industrial.

A Profa. Dra. Lília Müller Guerrini, coordenadora do projeto, esclarece que essa parceria está em sintonia com os trabalhos já desenvolvidos no CIM-Unifesp e atenderá as necessidades de desenvolvimento tecnológico na área de reciclagem, processamento e reaproveitamento de resíduos sólidos. O CIM-Unifesp fica localizado no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, em São José dos Campos (SP).

O financiamento do projeto será realizado pela empresa Beneduce, Unidade Embrapii CIM-Unifesp e a Unifesp, com previsão de conclusão em um ano. O projeto será desenvolvido nos Laboratórios de Tecnologia de Polímeros e Biopolímeros, Síntese e Processos de Polímeros e de Engenharia e Controle Ambiental. Contará com a participação dos professores Dr. Fábio Roberto Passador e Dra. Cristiane Reis Martins, além de alunos de graduação, pós-graduação e técnicos de laboratórios.

“O desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis fazem parte da nossa estratégia de inovação. Dessa forma, temos buscado a parceria com universidades e ICTs para desenvolver soluções tecnológicas relevantes para o mercado”, destaca Sandro Beneduce, sócio-proprietário da Beneduce Participações Ltda.

Para mais informações, acesse https://cim.unifesp.br/

Embrapii_CIM_Unifesp.png