Egresso do ICT/Unifesp desenvolve jogos instantâneos para plataformas sociais

O egresso do ICT/Unifesp, João Luiz Vieira, trabalha atualmente, de forma remota, para uma empresa de games norte-americana, desenvolvendo jogos instantâneos para plataformas sociais. João se formou em 2019 no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

egresso João

O ex-aluno tinha acabado de ingressar no curso de Engenharia de Computação quando recebeu uma oferta de emprego de uma empresa alemã, o que fez com que não conseguisse concluir o curso. “Fui abordado em 2019 por uma empresa chamada Softgames, através do LinkedIn, sobre uma oportunidade na área de jogos. Enviei meu currículo e tive que fazer um teste técnico. Após aprovado, tive uma entrevista com a equipe. Recebi a proposta formal alguns dias depois. Todo o processo foi em inglês, idioma que também era utilizado na empresa, apesar de ser alemã”, conta João.

Após trabalhar 2 anos na Alemanha, ele foi contratado pela empresa estadunidense PlayCo, que atua na mesma área de desenvolvimento de games. Hoje, João trabalha remotamente para a empresa como “game engineer”, desenvolvendo jogos instantâneos para plataformas sociais, como Facebook, Snapchat, Zoom, TikTok, entre outras. “Trabalho com uma equipe de seis desenvolvedores, um produtor e um game designer, mantendo um jogo de mais de 1,5 milhões de usuários, chamado Thug Life. Minha responsabilidade é implementar novas funcionalidades e manter as já existentes”, explica o egresso.

Durante a graduação no ICT, João teve a oportunidade de fazer parte do CEGI (Centro de Estudos em Games e Internet), coordenado pela professora Vanessa Pereira. “Nesse período, pude dar aulas de Unity, um motor de jogos utilizado por grandes empresas, recebi uma bolsa de iniciação científica e aprendi mais sobre games. Com certeza, estar no CEGI e ter feito pesquisa na área me fez escolher trabalhar com games”, destaca o egresso. João acrescenta que, por indicação da professora Vanessa, conseguiu um emprego no Parque Tecnológico de São José dos Campos na área de Realidade Virtual. “O que aprendi lá foi essencial para conseguir ser aceito pela empresa alemã”, afirma.

João salienta, por fim, as contribuições do ICT/Unifesp para sua formação pessoal e profissional. “Ter estudado no ICT me deu um ótimo preparo para entrar no mercado de trabalho. Levo grandes amigos e grandes aprendizados. O ICT me deu oportunidade de crescer profissionalmente, fazer amigos e criar um networking, o que me permitiu chegar onde estou hoje. Recomendo muito o ICT, pois é possível entrar em contato com professores de excelência e sair preparado tanto para o mercado quanto para a academia”, finaliza.