Projeto Ecoplan é finalista do evento Vitrine 2021 da ONG Argilando

O projeto Ecoplan do ICT/Unifesp foi finalista do evento Vitrine 2021, promovido pela ONG Argilando. Como premiação, o projeto recebeu um investimento semente no valor de R$ 1000,00 em materiais.

Ecoplan

O objetivo da Vitrine foi incentivar projetos sociais liderados por jovens de até 21 anos, oferecendo mentorias com voluntários da empresa Tetra Pak e um investimento semente para os projetos finalistas. O evento, assim como as mentorias, ocorreu de forma online, pela plataforma Zoom.

Segundo a professora conselheira Danielle Maass, o projeto foi encontrado pelos organizadores da Vitrine pelo Instagram. “Nós recebemos uma mensagem apresentando a Vitrine e oferecendo essa oportunidade. Após, preenchemos um formulário com algumas informações sobre o projeto, incluindo nossos planos futuros e os resultados já alcançados. Analisando as respostas dos formulários, os organizadores escolheram quatro finalistas, dentre os quais estava o Ecoplan”. O projeto recebeu duas mentorias com voluntários da Tetra Pak. A apresentação do projeto na Vitrine aconteceu no dia 02 de dezembro.

O projeto Ecoplan faz parte do Enactus/SJC e é composto por alunos de graduação do ICT/Unifesp (Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Biotecnologia, Engenharia de Materiais e Engenharia da Computação), sob orientação da professora Danielle Maass. O Ecoplan tem o objetivo de estimular a educação ambiental e fomentar lideranças conscientes entre jovens na rede pública de ensino por meio de aulas sobre arduíno e sustentabilidade. Os conhecimentos aprendidos são implementados na criação, em conjunto com os alunos, de um sistema de irrigação inteligente na horta da escola. Dessa forma, retorna alimentos para a merenda e promove economia de água.