Egressa do ICT/Unifesp atua como engenheira de materiais na área da aviação comercial

Quando Jessica Oliveira ingressou no ICT/Unifesp, seu objetivo era concluir o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e se tornar piloto de avião. Durante esse período, no entanto, descobriu a paixão pela Engenharia de Materiais e transformou o desejo de pilotar em um hobby. Conheça a trajetória da ex-aluna que atua como engenheira de materiais na Embraer.

Jessica

Jessica Oliveira se formou no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia em 2014 e no curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais do ICT/Unifesp em 2017. Após concluir a graduação, ela ingressou no Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no ITA, através do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer.

Atualmente, a egressa trabalha como engenheira de materiais na Embraer, atuando no time de Materiais da Aviação Comercial. Suas atividades estão focadas em compósitos e não-metálicos. “Mais especificamente, as atividades envolvem participar do processo de certificação dos materiais aeronáuticos, com análise e aprovação de desenhos, campanhas de ensaios mecânicos, acompanhamento de processos, definição de parâmetros de ensaios, produção e análise de relatórios, entre outras”, explica Jessica.

Durante seu período no ICT/Unifesp, ela foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos na área de Materiais Metálicos Aeronáuticos. Segundo Jessica, “foi uma experiência que motivou bastante os estudos”. Outro fato marcante citado pela ex-aluna foi seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre nanocompósitos e materiais termoplásticos, desenvolvido sob orientação do professor Fabio Roberto Passador. “Foi uma vivência muito importante para meu desenvolvimento acadêmico e profissional”, destaca.

Jessica ressaltou as contribuições da formação que recebeu na universidade para sua trajetória. “Minha formação no ICT/Unifesp fez toda a diferença, tanto pessoal como profissionalmente. As atividades das quais participei foram cruciais para minhas escolhas, em especial o contato direto com os materiais nos laboratórios, as matérias iniciais de Química até as de Processamento de Materiais, a Iniciação Científica e o TCC”, pontuou.

A egressa contou que, inicialmente, ingressou com a expectativa de concluir o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e seguir a carreira de piloto de avião, mas o contato com algumas disciplinas mudou os planos. “No ICT/Unifesp, tendo experiência com matérias de Engenharia, descobri essa paixão e decidi seguir na área de Materiais. Busquei estar próxima de assuntos de aviação, que eram de meu interesse, e transformei o desejo de pilotar avião em um hobby. Através de uma bolsa de esportes do Estado de São Paulo, eu me tornei piloto de planador”, revela.

Jessica afirma que leva muitas lembranças do período em que estudou no ICT/Unifesp. “Não apenas no que diz respeito às aulas e atividades curriculares, também levo lembranças incríveis do esporte e de projetos extracurriculares dos quais participei. Essas atividades ajudaram a manter a leveza e a motivação nos estudos”, destaca.

Sabe o que Jessica diria para quem pensa em estudar Engenharia no ICT/Unifesp? “Eu diria que os professores são excelentes e que o curso é muito bom. Também diria para aproveitar bastante as atividades oferecidas pela universidade, que são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. Não é nenhum segredo que o curso de Engenharia é difícil. Por isso, é essencial se manter envolvido em atividades que tragam leveza e momentos de descontração para se motivar”, finaliza.