Artigo de pesquisadores do ICT/Unifesp é destaque em periódico internacional

O artigo “Bioinformatic reanalysis of public proteomics data reveals that nuclear proteins are recurrent in cancer secretomes” (“Reanálise bioinformática de dados de proteômicas públicas revela que proteínas nucleares são recorrentes em secretomas cancerígenos”) foi publicado na capa do periódico internacional Traffic. O artigo foi escrito pelo professor do ICT/Unifesp, Dr. André Zelanis, com a egressa do Mestrado em Biotecnologia, Juliana de Morais.

artigo certo

Os pesquisadores explicam que as proteínas secretadas pelas células tumorais (secretomas do câncer) têm sido continuamente associadas aos processos de desenvolvimento e progressão do câncer. “Nesse contexto, proteínas secretadas contribuem para os mecanismos de sinalização relacionados ao crescimento e disseminação tumoral e estudos sobre secretomas tumorais fornecem pistas valiosas sobre biomarcadores tumorais”, afirmam.

Neste estudo, os autores realizaram uma reanálise sistemática de dados proteômicos públicos de diferentes secretomas de câncer com o objetivo de identificar proteínas intracelulares potencialmente secretadas por células tumorais por vias de secreção não convencionais. Os pesquisadores encontraram um repertório semelhante de proteínas secretadas não convencionalmente, incluindo a identificação recorrente de proteínas nucleares secretadas por diferentes células cancerígenas. “Tanto a presença de proteínas nucleares quanto a provável secreção não convencional de tais proteínas podem compreender sinalizações biológicas distintas de transformação maligna em tipos de câncer e podem ser alvo de análises posteriores visando o valor prognóstico/terapêutico de tais características”, concluem.

O estudo contou com o apoio da CAPES e da FAPESP. O objetivo do periódico internacional Traffic é publicar artigos que forneçam informações sobre os mecanismos subjacentes ao tráfego subcelular, dinâmica da membrana e função das organelas e como esses processos subcelulares influenciam a fisiologia celular. Acesse o artigo, publicado na edição 23:2 da Traffic, neste link: https://lnkd.in/dbxGrMuj