O projeto de extensão Verve Científica, do ICT/Unifesp, foi convidado para participar do primeiro episódio de 2022 do podcast “Brasil es mucho más que samba”, produzido pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha).
O projeto, coordenado pelo prof. Dr. Eudes Fileti, busca despertar o interesse dos jovens pela ciência. Com seus conteúdos, a iniciativa visa apresentar os princípios fundamentais que regem o mundo físico de forma clara e concisa. “A ideia é usar pouca ou nenhuma matemática para facilitar a compreensão dos iniciantes na matéria”, explica Eudes.
Para isso, o projeto atua em três frentes diferentes para desenvolver o pensamento crítico, o ceticismo e a racionalidade. Na primeira frente, está a alfabetização científica, ou seja, não só transmitir conceitos técnicos, mas também ensinar como a ciência funciona. Sua segunda frente de atuação é o combate ao negacionismo, às teorias da conspiração e às fake news. “Devemos ensinar a confiar na ciência porque é a única que pode explicar tudo o que nos rodeia”, afirma Eudes. A terceira frente é a compreensão do processo científico, ou seja, como os cientistas fazem seu trabalho.
Para o coordenador do projeto, “é importante que o cientista saia da sua zona de conforto e trabalhe os conceitos científicos numa linguagem acessível ao público leigo, tornando possível a compreensão de conceitos-chave das ciências naturais, dos princípios básicos que regem o mundo e que deveriam ser conhecidos por todos”.
A transmissão dos conteúdos do projeto, criado em 2020, é feita através do Instagram, Facebook e YouTube.
Confira o episódio do podcast aqui.