Projeto de extensão do ICT/Unifesp participa de podcast de universidade espanhola

O projeto de extensão Verve Científica, do ICT/Unifesp, foi convidado para participar do primeiro episódio de 2022 do podcast “Brasil es mucho más que samba”, produzido pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha).

189342417 332957681617501 3023394052688302065 n

O projeto, coordenado pelo prof. Dr. Eudes Fileti, busca despertar o interesse dos jovens pela ciência. Com seus conteúdos, a iniciativa visa apresentar os princípios fundamentais que regem o mundo físico de forma clara e concisa. “A ideia é usar pouca ou nenhuma matemática para facilitar a compreensão dos iniciantes na matéria”, explica Eudes.

Para isso, o projeto atua em três frentes diferentes para desenvolver o pensamento crítico, o ceticismo e a racionalidade. Na primeira frente, está a alfabetização científica, ou seja, não só transmitir conceitos técnicos, mas também ensinar como a ciência funciona. Sua segunda frente de atuação é o combate ao negacionismo, às teorias da conspiração e às fake news. “Devemos ensinar a confiar na ciência porque é a única que pode explicar tudo o que nos rodeia”, afirma Eudes. A terceira frente é a compreensão do processo científico, ou seja, como os cientistas fazem seu trabalho.

Para o coordenador do projeto, “é importante que o cientista saia da sua zona de conforto e trabalhe os conceitos científicos numa linguagem acessível ao público leigo, tornando possível a compreensão de conceitos-chave das ciências naturais, dos princípios básicos que regem o mundo e que deveriam ser conhecidos por todos”.

A transmissão dos conteúdos do projeto, criado em 2020, é feita através do Instagram, Facebook e YouTube.

Confira o episódio do podcast aqui