Egresso do Mestrado Profissional em Matemática do ICT/Unifesp é premiado na 16ª OBMEP

O egresso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) do ICT/Unifesp, José Lucivaldo Leite Silva, foi premiado na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. A premiação foi na categoria de professores de escolas particulares.

download

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

A 16ª OBMEP foi dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação. A premiação foi distribuída separadamente entre as escolas públicas e privadas. No caso dos professores, os participantes foram agrupados em categorias de acordo com a quantidade de alunos da escola inscritos na olimpíada. Cada professor recebeu uma pontuação conforme o desempenho de seus alunos. Foram premiados 956 professores de escolas públicas e 15 professores de escolas particulares.

José atua no Instituto Alpha Lumen, uma escola privada voltada para estudantes com altas habilidades e para jovens e crianças de baixa renda a fim de que não sejam subaproveitados.

A dissertação de mestrado do egresso, desenvolvida sob a orientação da professora Claudia Aline S. Mesquita, focou em olimpíadas de conhecimentos específicos e gerais como uma forma de incentivo aos alunos. Já é a segunda vez que José recebe a premiação, tendo sido premiado, pela primeira vez, na 14ª OBMEP.