O projeto de extensão “Números Primos e Criptografia”, do ICT/Unifesp, tem como objetivo divulgar a Matemática e torná-la mais próxima da comunidade, em especial, dos alunos do ensino básico.
O projeto, coordenado pela prof. Dra. Grasiele Cristiane Jorge, busca desmistificar a Matemática como uma ciência difícil, incentivar o espírito investigativo na comunidade, apresentando resultados de pesquisa de forma acessível e, assim, atrair mais alunos para as ciências exatas.
Segundo a coordenadora do projeto, a criptografia está cada vez mais presente no dia a dia. “Os números primos desempenham um papel muito importante em diversos sistemas criptográficos, que são formas de camuflar as informações a serem transmitidas para não permitir que terceiros consigam obtê-las em sua forma original”, explica Grasiele.
Focado na divulgação científica, o projeto divulga conteúdos relacionados à Teoria dos Números e Criptografia por meio de seu perfil no Instagram @numerosprimos_cripto. Na rede social, são feitas publicações periódicas, produzidas por professores e alunos da Unifesp e de outras instituições de ensino.
Além das publicações, o projeto tem como objetivo fazer visitas virtuais a escolas de ensino básico para apresentar conteúdos da Matemática, colocando os alunos do ensino básico em contato com pesquisadores e alunos do ensino superior.
O projeto está associado ao conteúdo de uma disciplina obrigatória do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e de uma unidade curricular interdisciplinar ofertada pelo ICT/Unifesp.
Para a coordenadora do projeto, criado em outubro de 2021, a divulgação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu cotidiano. “Queremos levar conhecimento científico para as pessoas e desmistificar a Matemática como uma ciência extremamente complexa e inacessível”, finaliza.