Egresso do ICT/Unifesp atua na área de Bioinformática em hospital americano

O egresso do ICT/Unifesp, Paulo Burke, atua como engenheiro de software em Bioinformática no Children’s Hospital no Colorado, Estados Unidos. Paulo se formou no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e no Mestrado em Ciência da Computação do ICT/Unifesp.

Por onde anda EgressosdoICT

Paulo concluiu o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) em 2014 e, como desejava seguir na carreira acadêmica, resolveu ingressar no mestrado em Ciência da Computação, também no ICT/Unifesp. Em seguida, fez doutorado em Bioinformática na USP e pós-doutorado na área de Oncologia Clínica na University of Colorado, nos Estados Unidos.

Atualmente, o egresso atua como engenheiro de software em Bioinformática no Children’s Hospital no Colorado, Estados Unidos, no Laboratório de Diagnóstico de Precisão, desenvolvendo softwares de alto desempenho para processamento de análises genéticas. “Aqui recebemos pedidos de testes para doenças genéticas hereditárias e câncer do hospital infantil onde estamos situados, de outros hospitais da região e, até mesmo, de outros estados, por ser um dos poucos hospitais que desenvolvem esses testes”, conta. O ex-aluno explica que esses testes guiam o que se chama de “Medicina de Precisão”, a qual caracteriza detalhadamente a doença do paciente, recomendando tratamentos personalizados mais eficazes.

Sobre as experiências vividas no ICT/Unifesp, Paulo destaca a participação em grupos de pesquisa. “Passei a maior parte do meu tempo dentro de laboratórios, fazendo diversas iniciações científicas na área de Biologia Molecular e de Ciência da Computação, sendo bolsista na maioria das vezes.Também participei como monitor de diversas disciplinas. Com certeza, todas essas experiências contribuíram muito para meu futuro tanto na área acadêmica quanto na área profissional”, afirma.

Sobre as contribuições do ICT/Unifesp para sua formação pessoal e profissional, o ex-aluno ressalta que a diversidade de cursos e a facilidade de acesso foram cruciais. Além disso, menciona que o contato com a área da biologia fez com que ampliasse seu foco, antes direcionado apenas para a área da computação. “Quando ingressei, já atuava como programador há um tempo e, logo no início, tive contato com biologia molecular. Até então, meu foco era somente em computação, mas o contato com a biologia me abriu uma porta para a área de Biologia Computacional e Bioinformática”, relata.

Paulo conta que o domínio das áreas de biologia molecular e de computação se tornou um diferencial no mercado de trabalho. “Foquei em disciplinas na área de biotecnologia e me formei com uma boa base em biologia molecular e computação, uma combinação de habilidades que, até então, poucas pessoas tinham. Hoje, bioinformatas estão em alta demanda em diversos setores, mas principalmente na área de análises genéticas. Isso me possibilitou estar onde estou hoje, atuando em um renomado hospital nos Estados Unidos”.

Até hoje, Paulo leva muitas amizades do período em que esteve no ICT/Unifesp, tanto colegas quanto professores. Sabe o que ele diria para alguém que está ingressando? “Não se prendam aos caminhos comuns ou aos caminhos mais rápidos. Existem muitas oportunidades nas intersecções de áreas do conhecimento que são de muito valor acadêmico e profissional. O ICT/Unifesp é um excelente ambiente para explorar essas diferentes combinações de habilidades”, avalia.