Centro de Inovação em Materiais da Unifesp já conta com 12 parcerias no Vale do Paraíba

Colaborações entre universidade e empresas trazem ganhos para estudantes da graduação e pós-graduação.

6

Legenda: Reunião realizada em 25/4, no campus São José dos Campos, entre diretores da Embrapii e do Centro de Inovação em Materiais. Foto: arquivo pessoal.

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), já celebrou 12 projetos com empresas da área de polímeros e nanomateriais, entre 2021 e 2022, no Vale do Paraíba e outras regiões. Entre as parcerias mais recentes, podem ser citadas as realizadas com a PG Química LTDA, Já Fui Mandioca, BASF SA, Termomecanica e Beneduce.

Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador da Embrapii, destaca que a unidade Embrapii CIM-Unifesp é formada por pesquisadores, alunos e técnicos alocados nos campi da Unifesp de São José dos Campos e Diadema, contando ainda com a infraestrutura desses campi para desenvolver os projetos em parceria com as empresas. "Estamos comemorando o décimo segundo projeto contratado, o que nos dá uma média de um projeto a cada dois meses e uma média de quatro discentes por projeto, além da participação de 25 docentes nos projetos".

De acordo com Paulo Schor, diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo (Agits/Unifesp), as empresas que buscam parceria com a Embrapii visam à soma de esforços para o desenvolvimento de seus negócios. "O centro de inovação financia parte desse desenvolvimento e disponibiliza docentes, laboratórios e materiais", detalha.

A diretora do campus São José dos Campos, Regiane Albertini, afirma que a atuação da Embrapii é muito significativa para o pólo, voltado para ciência, inovação e tecnologia. "Essa triangulação entre universidade, empresa e Embrapii traz ganhos para os estudantes de graduação e pós-graduação, pois vivenciam todas as questões empresarias, como gerir projetos, antes mesmo de se lançarem no mercado", comemora.

As empresas interessadas em firmar convênios com a universidade, por meio da Ebrapii, devem se atentar ao edital de credenciamento de empresas parceiras. Cada acordo de parceria tem vigência máxima de três anos. Vale lembrar que todos os resultados passíveis de proteção (patentes, inovações técnicas, produtos ou processos, “know-how”), obtidos através do acordo, são de propriedade conjunta.

Sobre a Embrapii e o CIM/Unifesp

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma organização que recebe financiamento do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações para fomentar o desenvolvimento industrial do país por meio de parcerias entre as empresas e instituições de pesquisa e universidades.

Já o Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp) é uma unidade que integra a rede Embrapii. O grupo se dedica, especificamente, ao desenvolvimento permanente de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de polímeros e nanomateriais. Estabelece, ainda, parcerias com as indústrias da região do Vale do Paraíba, do estado de São Paulo e de outras regiões.

Por Valquíria Carnaúba