Empresa visita infraestrutura do CIM-Unifesp para possível parceria

Nesta quarta-feira (27), representantes da empresa Weg Tintas visitaram presencialmente as instalações do Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Unifesp, unidade que integra a rede Embrapii. O objetivo foi conhecer a infraestrutura disponível para avaliar a viabilidade de uma parceria futura.

279016543 1051485205718072 518420169775716737 n

A visita iniciou às 9h na nova sala do CIM - Unifesp, localizada na Unidade Talim do Campus São José dos Campos. Em seguida, os representantes da empresa puderam conhecer a infraestrutura dos laboratórios, acompanhados pelo professor Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador da Embrapii, dos professores Nirton Cristi e Fabiano Paixão e do doutorando e bolsista da Embrapii, Rangel Aredes.

278672944 389742119716842 2297316398977374455 n      279023208 2238991982906016 683649106544954333 n

Após, foi realizada uma reunião virtual com professores do Campus Diadema para verificar possíveis formas de colaboração com a empresa. Nesse momento, os representantes da Weg Tintas puderam tirar dúvidas e avaliar as potencialidades das pesquisas desenvolvidas na universidade para atender seus objetivos. Por fim, foram conhecer o Parque Tecnológico de São José dos Campos, a fim de analisar a possibilidade de fazer uma spin-off futuramente no local.

A empresa pretende se inscrever no edital de credenciamento de empresas parceiras a fim de contar com a infraestrutura dos laboratórios e com o apoio de pesquisadores da Unifesp, além de obter parte do custeio do projeto financiado pela Embrapii.

“A Weg Tintas está em fase de prospecção. Nessa fase, as empresas vêm conhecer a infraestrutura da universidade a fim de avaliar as potencialidades da parceria para o desenvolvimento de pesquisas que aprimorem seus processos e produtos”, explica Maurício.

O CIM-Unifesp já conta com 12 parcerias firmadas.“Três empresas das áreas de química, aeronáutica e cosméticos já estão em fase final de assinatura da parceria. Com as 15, estamos muito próximos de cumprir nosso objetivo”, destaca Maurício.

Diretores da Embrapii realizam visita presencial ao CIM-Unifesp

Na segunda-feira (25), diretores da Embrapii realizaram a primeira visita presencial à sala do CIM-Unifesp, acompanhados pelo professor Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador da Embrapii, da professora Regiane Albertini de Carvalho, diretora do Campus São José dos Campos, do diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo (Agits/Unifesp), Paulo Schor, e da Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Rita Bittencourt.

6

A unidade Embrapii CIM-Unifesp é formada por pesquisadores, alunos e técnicos alocados nos Campi São José dos Campos e Diadema, contando ainda com a infraestrutura desses campi para desenvolver os projetos em parceria com as empresas. O grupo se dedica, especificamente, ao desenvolvimento permanente de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de polímeros e nanomateriais.

Em funcionamento desde 2020, o CIM-Unifesp passará por nova avaliação no final deste ano para renovar seu credenciamento junto à Embrapii.