Doutoranda da Unifesp recebe prêmio da Associação Americana de Tórax

No dia 16 de maio, em São Francisco (EUA), a doutoranda em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação da Unifesp, Maysa Alves Rodrigues Brandão Rangel, recebeu o prêmio “Abstract Scholarship Award” da Associação Americana de Tórax. O prêmio é concedido ao melhor resumo de trabalho enviado ao evento ATS International Conference, realizado anualmente.

Maysa 2

A escolha é feita através de uma assembleia de um comitê composto por avaliadores do mundo todo. Neste ano, foram escolhidos cinco trabalhos na categoria "Melhor trabalho na área de Reabilitação Pulmonar". Maysa é integrante do Laboratório de Imunologia Pulmonar e do Exercício (LABPEI), localizado no Campus São José dos Campos.

Para Maysa, “um prêmio concedido por uma Sociedade Americana é de grande importância, pois o trabalho é avaliado com grande rigor científico. Isso traz ao pesquisador premiado e à universidade muitas oportunidades de colaborações internacionais”, avalia.

O trabalho premiado tem como tema a Reabilitação Pulmonar pós Covid-19 e busca melhorar a função e a mecânica pulmonar, a força muscular esquelética e a resposta imune dos pacientes. O trabalho já foi concluído e faz parte de uma pesquisa em paralelo que a pesquisadora desenvolveu durante o doutorado. Maysa contou com a orientação dos professores Rodolfo de Paula Vieira e Regiane Albertini de Carvalho (ICT/Unifesp).

Em 2018, quando iniciou o doutorado, Maysa recebeu um prêmio da Sociedade Europeia de Respiratória (ERS) em Paris. Em 2021, recebeu dois prêmios da Sociedade Latino-Americana de Tórax. Todos os trabalhos premiados foram desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação da Unifesp, na área de Reabilitação Pulmonar.