Times do ICT/Unifesp se destacam em competição mundial de algoritmos

Dois times do ICT/Unifesp ficaram em 2º e 3º lugares em competição mundial de algoritmos na área de roteamento de veículos.

Times do ICTUnifesp se destacam em competição mundial de algoritmos

Os times contaram com a participação do professor Antônio Augusto Chaves (ICT/Unifesp – Campus São José dos Campos) e da professora Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento (ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

A competição é promovida pelo Center for Discrete Mathematics and Theoretical Computer Science (DIMACS), um dos Centros de Tecnologia Avançada da Comissão de New Jersey (EUA) sobre Ciência e Tecnologia. O Centro está localizado no Busch Campus da Rutgers University.

Os Desafios de Implementação DIMACS ajudam a entender e melhorar o desempenho prático de algoritmos para problemas importantes, especialmente aqueles que são difíceis teoricamente. Nesta edição da competição, os participantes tiveram que resolver problemas de roteamento de veículos capacitados (em inglês, Capacitated Vehicle Routing Problem – CVRP) e variantes.

Cada desafio aborda um determinado problema ou grupo de problemas relacionados e concentra a atenção de muitas pessoas para sua resolução. Os desafios envolvem a criação de uma infraestrutura comum para permitir que os pesquisadores avaliem suas próprias implementações e as comparem com as de outros de forma colaborativa.

O objetivo geral de um desafio é incentivar a interação entre os participantes. Por meio desses desafios, os pesquisadores trocam ideias, compartilham problemas de teste, combinam métodos e se concentram nos aspectos mais promissores de diferentes métodos.

O algoritmo desenvolvido pela equipe do professor Chaves focou na resolução do problema de estoque e roteirização (em inglês, Inventory Routing Problem – IRP) e contou com a parceria do pesquisador de pós-doutorado Cleder M. Schenekemberg (ICT/Unifesp), do professor Thiago A. Guimaraes da Universidade Federal do Paraná e do professor Leandro C. Coelho da Universidade de Laval, no Canadá. O algoritmo foi o segundo melhor para resolver um conjunto de 1.038 instâncias do IRP.

Já o algoritmo desenvolvido pela equipe da professora Mariá teve como objetivo a resolução do clássico CVRP. Além da docente, integraram o time Vinícius Rosa Máximo (ICT/Unifesp) e o professor Jean-François Cordeau da Universidade de Montréal, no Canadá. A equipe competiu na categoria com outros 15 times. A competição consistiu em duas fases. O time ficou em 3º lugar, destacando-se na resolução de instâncias de larga escala, área em que ficou em 1º lugar. Também se destacou por ser o que mais apresentou novas melhores soluções conhecidas para os problemas testados.

Para mais informações, acesse o site http://dimacs.rutgers.edu/programs/challenge/.