Novo regimento da ProPessoas e do ConPessoas é aprovado

Departamentos ganharam novas nomenclaturas e foram criadas novas estruturas.

Em reunião do Conselho Universitário (Consu/Unifesp) realizada em 13 de abril, o novo regimento interno da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (ProPessoas) e do Conselho de Gestão com Pessoas (ConPessoas) foi aprovado.

"O estabelecimento de um regimento interno que pudesse normatizar suas ações, assim como estruturar as atividades do ConPessoas, era mais do que necessário, haja vista o papel relevante que a ProPessoas e seu conselho central têm na coordenação das políticas de gestão com pessoas da Unifesp, respeitando-se as competências do Conselho Universitário", comenta a pró-reitora, Elaine Damasceno.

O documento finalizado, fruto de um trabalho participativo e amplamente debatido na Câmara Técnica de Gestão com Pessoas (CTGP) e no próprio conselho central, foi recentemente aprovado pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução n.º 219/2022/Consu.

"A área de gestão com pessoas tem assumido papel estratégico nas organizações e não poderia ser diferente em nossa universidade", completa a pró-reitora adjunta, Adriana Franco.

No novo regimento, foram atualizadas as nomenclaturas dos três departamentos existentes, com suas respectivas unidades vinculadas:

Departamento de Administração de Pessoal - DAP (antigo DRH), que passa a contar com a estrutura de coordenadorias, sendo:

- Coordenadoria Aposentadorias e Pensões/CAP, área técnica de grande relevância para os nossos servidores e servidoras, vez que no momento de sua aposentadoria necessitam de acolhimento, orientação e prestação de serviços adequada;

- Coordenadoria de Cadastro de Pessoal (CCP), no controle e administração dos principais dados dos/as servidores/as;

- Coordenadoria de Frequência de Pessoal (CFP), no acompanhamento dos sistemas/controle de ponto;

- Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (CPPE), nas ações de monitoramento da folha de pagamento.

A antiga Secretaria do DRH foi transformada em Assessoria de Administração de Pessoal (AAP), em razão, também, da necessidade de tratamento das demandas provenientes dos órgãos de controle externo.

Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DDP (antigo DDGP), que passa a contar com a Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento de Carreiras (CADC), atendendo uma demanda da comunidade quanto ao desenvolvimento da carreira dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs).

A CADC tem sido atuante junto à Coordenadoria de Desenvolvimento Docente, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e à Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), assim como, com a Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAEs (CIS-PCCTAE).

Outras duas instâncias que passaram a ficar vinculadas ao DDP, voltadas para atuar no desenvolvimento de ações que englobam o ingresso na universidade, situação de vagas, movimentação funcional, foram a Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos (CGVC) e a Coordenadoria de Mobilidade Funcional (CMF).

Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (DSTra), que contou com uma reestruturação participativa, sob a perspectiva de atender a Política de Saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). O DSTra é composto pelos núcleos de Assistência aos Funcionários (NASF) e de Atenção à Saúde do(a) Trabalhador(a) (NAST), antigo Sesmt. Este último, atualmente, se subdivide nos setores de Perícias Médicas e no de Vigilância em Saúde e Segurança do Trabalho (Vigilância/Sesmt), e suas atividades estão em aprimoramento contínuo para oferecer acolhimento, orientação e atendimento qualificados aos trabalhadores e trabalhadoras.

Outra mudança relevante prevista pelo novo regimento diz respeito às coordenadorias e divisões de pessoas dos campi e do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp), que passam a ter competências mínimas para regular suas atividades diárias nos campi. Vale destacar que as coordenadorias e divisões de Gestão com Pessoas são hierarquicamente vinculadas às Diretorias Administrativas dos campi e, no caso do HSP/HU Unifesp, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas cumpre as diretrizes estabelecidas pelos departamentos da ProPessoas.