Publicação é uma das mais importantes do mundo na área da avaliação das instituições de ensino.
Por José Luiz Guerra
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a melhor universidade federal da América Latina e Caribe, segundo a Times Higher Education (THE), uma das mais importantes publicações do mundo que avaliam instituições de ensino. A Unifesp obteve uma nota geral de 85.8.
O ranking de 2022 incluiu 197 universidades de 13 países da região e analisou as instituições nas áreas de ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria. No total, foram levados em conta 13 indicadores específicos, como produção científica, grau de titulação dos docentes e proporção de estudantes internacionais.
Entre as 10 primeiras, além da Unifesp, constam outras sete instituições de ensino brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
O ranking completo, as análises específicas e demais informações estão disponíveis na página da Times Higher Education (THE).