Projeto aproxima universidade e escolas públicas por meio da iniciação científica

O projeto de extensão Caravana da Ciência do ICT/Unifesp estimula o desenvolvimento de projetos de iniciação científica em escolas públicas. Desde sua criação em 2016, mais de 50 escolas já participaram.

Caravana da Ciência

Apresentação de pôsteres e protótipos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas durante o projeto

O Caravana da Ciência, que conta com o apoio do CNPq desde 2017, incentiva o desenvolvimento de projetos de iniciação científica em escolas públicas de ensino fundamental e médio, envolvendo a realização de workshops, palestras e rodas de conversa sobre temas como metodologia científica, estrutura de projetos, letramento científico e tutorias. O objetivo é capacitar professores(as) de escolas públicas para se tornarem orientadores(as) de projetos de iniciação científica. Segundo a coordenadora do projeto, professora Luciane Portas Capelo (ICT/Unifesp – Campus São José dos Campos), “a prioridade é um olhar científico transversal sobre as questões que se apresentam, sem descuidar da sistematização precisa dos processos e da divulgação adequada de resultados. Como estamos em uma universidade, todas as nossas ações devem ser formativas e baseadas na aquisição ou na aplicação da ciência”.

As escolas interessadas podem participar do projeto a qualquer momento, não sendo necessário passar por um processo de seleção. Em um primeiro momento, nos meses de abril e maio, os(as) integrantes do Caravana entram em contato com as Diretorias de Ensino para que façam os convites aos(às) professores(as). Também são realizados os seminários "Caravana da Ciência: incentivando a iniciação científica nas escolas", que são encontros mensais de abertura dos trabalhos. Após a realização de conversas, oficinas e palestras, os(as) professores(as) das escolas iniciam os projetos com os(as) estudantes, enquanto os(a) integrantes do projeto fazem o acompanhamento. Na fase de desenvolvimento do projeto com os(as) professores(as) das escolas, participam docentes do ICT/Unifesp e estudantes de graduação. Já as visitas às escolas e o apoio técnico contam também com a participação de estudantes de pós-graduação. “Nós damos apoio aos professores. Dessa forma, mantemos sua autonomia em sala de aula”, explica Luciane.

Durante os meses de junho até setembro, esses projetos são desenvolvidos. Em outubro e novembro, o ICT/Unifesp abre suas portas para o Encontro Caravana da Ciência (EnCaCi), que está em sua 7ª edição neste ano. Durante o evento, todos(as) os(a) professores(as) e estudantes participantes do projeto apresentam seus trabalhos científicos na forma oral ou pôster a toda a comunidade acadêmica e convidados(as). Participam como avaliadores TAEs, docentes, membros da comunidade científica de São José dos Campos e estudantes de graduação e pós-graduação. Durante os dois dias de evento, os(as) estudantes visitam as instalações do campus e podem participar de oficinas ofertadas por outros projetos de extensão. Recebem também informações sobre os cursos ofertados. “Hoje, temos vários(as) estudantes do ICT/Unifesp que participaram do Caravana da Ciência. É um orgulho imenso”, afirma Luciane. Durante a realização do encontro de forma presencial, mais de 300 estudantes apresentaram seus trabalhos.

Internamente, o objetivo do Caravana da Ciência é oferecer aos(às) estudantes, professores(as) e TAEs da universidade oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento de habilidades diferentes daquelas adquiridas em sala de aula ou no dia a dia do trabalho. “As escolas, os(as) professores(as) e os(as) estudantes das escolas públicas nos ajudam a proporcionar essas oportunidades. Aprendemos com eles, e eles conosco. Buscamos unir universidade e escolas públicas para que possamos, juntos e em diálogo constante, atuar de forma positiva na educação de pessoas de todas as idades”, destaca Luciane.

Para mais informações, acesse o site do projeto www.caravanadaciencia.com