Os Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais e em Inovação Tecnológica subiram de nota na avaliação.
Conforme a Avaliação Quadrienal 2019-2022 dos cursos de pós-graduação do país, realizada a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dos 67 programas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 18 subiram de nota e 12 tiveram desempenho considerado excelente, com notas que variam entre 6 e 7. Por meio da avaliação, a Capes elenca qualitativa e quantitativamente todos os Programas de Pós-Graduação do país que compõem o chamado Sistema Nacional de Pós-Graduação.
No ICT/Unifesp, dois programas melhoraram seu desempenho: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais subiu de 4 para 5, e o Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica subiu de 3 para 4. Os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia, Ciência da Computação e Pesquisa Operacional mantiveram a nota 4. Já os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica e em Matemática Pura e Aplicada mantiveram a nota 3. O Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) baixou a nota de 5 para 4.
A Diretora do ICT/Unifesp, professora Regiane Albertini de Carvalho, parabenizou as respectivas coordenações e comissões de ensino dos programas pelo trabalho realizado e destacou, em especial, “o recente e importante aumento das notas obtidas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais e pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica”.
Fernando Atique, Pró-reitor Adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, frisa que se tratam de resultados preliminares, contra os quais ainda cabe recurso, e que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) está estimulando os programas que julguem necessária a interposição de reconsideração que apresentem à Capes os argumentos, conforme estipulado pelas normas da própria agência federal. "Por isso, os conceitos finais dos programas de pós-graduação da Unifesp serão conhecidos apenas em dezembro, após esse período de julgamento de recursos".
Para Atique, é notável que a Unifesp tenha alcançado resultados satisfatórios, mesmo em tempos de privação de recursos e de crise econômica. “O desempenho da pós-graduação da Unifesp vem crescendo intensamente na última década, demonstrando que a essência da instituição é a busca por excelência nas mais diversas áreas do saber”.