NAI - SJC cria folheto didático de acessibilidade e inclusão

O folheto INCLUIR - Folheto didático de Acessibilidade e Inclusão tem como objetivo apresentar orientações pedagógicas para aprimorar práticas educativas de inclusão e acessibilidade no âmbito do Ensino Superior.

iNCLUIR FOLHETO DIDÁTICO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO 720 480 px

O folheto surgiu da necessidade de fomentar debates sobre inclusão no contexto do Ensino Superior e oferecer suporte didático-pedagógico aos(ás) docentes em suas práticas. Trata-se de um material auxiliar à prática docente com intuito de promover reflexão, troca de experiências, reelaboração de saberes e mudança de modelos educativos. Para a pedagoga do Campus São José dos Campos, Juliana Marcondes de Morais, “no folheto, é adotada uma concepção de acessibilidade e inclusão alinhada à ideia de que, para que uma inclusão seja efetiva, é preciso garantir a qualidade e a permanência dos(as) estudantes. Afinal, não basta oferecer vagas de reserva nas universidades para estudantes com deficiência, é preciso reorganizar a universidade e preparar-se para ser um(a) professor(a) inclusivo(a)”.

Nesta primeira edição, é possível encontrar informações e orientações sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), organização de plano de aula levando em conta as necessidades educativas dos(as) estudantes, preparação e adaptação de material didático, além de intervenções pedagógicas e avaliação da aprendizagem.

Acesse o folheto aqui. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nova página do NAI - SJC

O NAI - Campus São José dos Campos também possui uma nova página, onde é possível encontrar informações sobre ações realizadas, membros, fotos, documentos e produção intelectual. Clique aqui para conhecer a nova página.