Relação universidade-escola é tema de mesa-redonda com participantes internacionais

No dia 26/10, às 17h30, pelo YouTube, foi realizada a mesa-redonda Relação Universidade-Escola: experiências latino-americanas.

Relação universidade escola é tema de mesa resonda com participantes internacionais

Participaram da atividade professores(as) e estudantes de ensino fundamental, médio e superior do Brasil, Peru e Benin. Durante a atividade, os(as) estudantes de ensino fundamental e médio puderam apresentar seus projetos de iniciação científica. Além disso, os(as) participantes internacionais relataram as experiências com ciência, tecnologia e pesquisa em seus países, bem como a forma como é feita a iniciação científica nas escolas.

O estudante peruano do curso de Engenharia Biomédica do ICT/Unifesp, Meverick Jeampiere, acredita que a América Latina não tem uma tradição forte de apoio à ciência e tecnologia. “Aliás, um dos motivos para eu vir ao Brasil foi a carência de um ensino que pudesse satisfazer meus objetivos, entre eles o de cursar Engenharia Biomédica”, revela.

A atividade integrou a programação do Mês de Ciência, Tecnologia e Inovação do ICT/Unifesp e está relacionada com o programa de extensão PEPICT I: Educação, Cultura e Popularização da Ciência.

A mesa foi organizada pela professora Luciane Capelo (ICT/Unifesp), coordenadora do projeto Caravana da Ciência, e coordenada pela professora Thaína Tosta (ICT/Unifesp). A apresentação foi feita pelos(as) alunos(as) do ICT/Unifesp Lucas Vaz e Brenda Sepulveda.

Segundo a professora Thaína, “a atividade pode ser considerada um embrião de internacionalização da extensão no ICT/Unifesp. A iniciativa de termos essa mesa incentiva ainda mais o crescimento desse movimento”.

Assista à mesa-redonda neste link.