Estudantes do ICT/Unifesp recebem prêmio em competição sobre Inteligência Artificial

A competição envolveu a criação de modelos capazes de calcular o deslocamento de um drone com base em imagens.

Estudantes do ICTUnifesp recebem prêmio em competição sobre Inteligência Artificial 720 480 px 1

Os(As) estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do ICT/Unifesp Bruno Klaus de Aquino Afonso, Willian Dihanster de Oliveira e Jéssica Domingues Lamosa receberam o prêmio de 2ª melhor equipe da VI Brazilian Competition on Knowledge Discovery in Databases (KDD BR), que faz parte da 11th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS 2022). Os(As) premiados(as) integram o grupo de pesquisa Pattern Recognition and Network Analysis (PaRaNA), coordenado pela professora Lilian Berton.

A competição deste ano, intitulada "Visual odometry for autonomous UAVs in GNSS contested environments", teve como objetivo a criação de modelos capazes de calcular o deslocamento de um drone com base nas imagens capturadas por ele, dado que em certos ambientes o sinal de GPS pode ser perdido.

A solução desenvolvida envolveu o uso de Dense Matching Networks, que são tipos de redes neurais que conseguem criar uma espécie de mapa de pixels de uma imagem e calcular quanto um pixel se moveu. Além disso, os(as) alunos(as) desenvolveram um método para estimar a trajetória realizada pelo drone com base nos dados de imagens e altitude para obter melhores formas de validar o modelo.

O BRACIS 2022 foi realizado em Campinas (SP), nos dias 28/11 a 1º/12. Saiba mais sobre o evento aqui.