Aluno da Unifesp recebe prêmio em congresso da Associação Latino-Americana de Cristalografia

Trabalho premiado é realizado em colaboração entre a Unifesp e agência científica espanhola.

Aluno do ICTUnifesp recebe prêmio em congresso da Associação Latino Americana de Cristalografia 720 480 px 1

Fonte: Cambridge Crystallographic Data Centre (CCDC)

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-ECM) da Unifesp Julian Ticona Chambi recebeu o prêmio CSD Presentation Prize pelo trabalho apresentado no V Congresso da Latin American Crystallographic Association (LACA), realizado na Costa Rica, de 28/11 a 03/12. O prêmio foi outorgado pela Cambridge Crystallographic Data Centre (CCDC).

A pesquisa de doutorado de Julian é focada na predição e obtenção de novas formas multicomponentes de curcumina a partir da aplicação do método de análise estatística da frequência de interação para predição de formas multicomponentes (SFIMP). A metodologia de predição usa a química supramolecular baseada em conhecimento e ferramentas estatísticas desenvolvidas pela CCDC. O trabalho também considera conceitos da Química Verde para otimizar o uso de recursos, como tempo, materiais e diminuição de resíduos químicos. A pesquisa é realizada em colaboração entre o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O trabalho premiado no congresso, intitulado “Predicting and obtaining new forms of curcumin based on the statistical analysis of frequency of interaction for multicomponent prediction method”, é de autoria de Julian Ticona Chambi (Unifesp), Rogeria Nunes Costa (Unifesp), Duane Choquesillo Lazarte (IACT - CSIC), Lourdes Infantes (IQFR - CSIC) e Silvia L. Cuffini (Unifesp).