Laboratório do ICT/Unifesp integra Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

Laboratório de Materiais Multifuncionais e Sensores integra INCT aprovado pelo CNPq.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 21 de dezembro de 2022, o resultado final da Chamada INCT – CNPq nº 58/2022. Foram aprovados 58 projetos do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Entre eles, está o INCT “Materiais Ferróicos para Conversores de Energia: síntese, propriedades, fenomenologia e aplicações”, coordenado pelo professor José A. Eiras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Laboratório de Materiais Multifuncionais e Sensores, coordenado pelo professor do ICT/Unifesp Manuel H. Lente, é um dos laboratórios integrantes da proposta aprovada. O objetivo deste INCT é o desenvolvimento de materiais e protótipos de dispositivos para conversão de energia, tais como materiais fotovoltaicos, termoelétricos, magnetoelétricos, piezoelétricos, entre outros.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também obteve um projeto entre os aprovados: o INCT em Modelagem de Doenças Humanas Complexas com Plataformas 3D (INCT Model3D), sob coordenação da pesquisadora Marimélia Porcionatto, professora titular do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo. Saiba mais aqui.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) foram criados em 2009 pelo governo federal por meio do programa de incentivo à pesquisa. Os INCTs funcionam como redes de pesquisas que reúnem pesquisadores(as) que atuam na mesma área, no intuito de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Caracterizam-se pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa de alto impacto científico e tecnológico, priorizando a interdisciplinaridade, além de forte interação com o sistema produtivo, setor público e com a sociedade. Os novos 58 INCTs terão, ao todo, um financiamento de cerca de R$ 324 milhões.

Para mais informações sobre os INCTs, acesse http://inct.cnpq.br/.