Moodle será adotado pela pós-graduação da Unifesp a partir de 2023

Ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas foi atualizado para apoiar atividades acadêmicas.

Por Valquíria Carnaúba

A partir de 2023, a pós-graduação da Unifesp contará com o aporte do sistema Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) para as atividades acadêmicas. Trata-se de um software livre de aprendizagem à distância, desenvolvido em 1999 e que, atualmente, conta com mais de 130 milhões de usuários(as) em todo o mundo. O uso da plataforma, alinhado às atividades em sala de aula, favorece o aprendizado, a participação dos(as) alunos(as) e a construção do conhecimento.

A implementação do Moodle começou em 2022, com um projeto piloto que envolveu disciplinas de diversos programas de pós-graduação. “Contamos com a parceria de docentes dos campi Baixada Santista, Diadema e São Paulo, além da colaboração incansável da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria de Educação a Distância (Sead)”, explica Ronaldo Thomatieli, coordenador da Cientometria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq).

“A plataforma é utilizada na Unifesp há muitos anos, mas passou muito tempo sem as atualizações necessárias, como todo software precisa, o que a tornou defasada. Com a atualização do Moodle para uso na graduação, antes mesmo da pandemia, a pós-graduação passou a requisitá-lo para apoio pedagógico. Com as mudanças impostas após 2020, a ProPGPq decidiu pela sua atualização”, conta Thomatieli.

O Moodle pode ser utilizado para diversas finalidades, como guarda de materiais e correção de trabalhos. “Acoplado a outras ferramentas, como videochamadas, permite contato com pesquisadores(as), professores(as) e estudantes de outros países. Mas também pode ser associado a softwares de análise de similaridade, como o Turnitin, que auxilia na construção de textos identificando plágio, similaridades e perfis de texto – inclusive os produzidos por inteligência artificial”, finaliza.