Programa Mao3D monta novo laboratório no ICT/Unifesp

Nova sala será usada para treinamento, fabricação e entrega de próteses.

Mao3D porta laboratório

O programa de extensão Mao3D do ICT/Unifesp terá uma nova sala no 2º andar do prédio 1 da Unidade Talim - Campus São José dos Campos. A coordenadora do programa, professora Maria Elizete Kunkel, explicou que, após o retorno dos(as) participantes de uma temporada na Alemanha, resolveram reestruturar o laboratório. Novas impressoras 3D foram doadas e também foram compradas com o recurso de 20 mil reais adquirido em dezembro de 2022 por meio de um projeto em parceria com o governo canadense.

“Foi feito um mutirão com os(as) alunos(as) no fim de semana para pintarmos o laboratório e para instalarmos as 12 impressoras. Agora, temos espaço para todas elas. O novo espaço servirá para treinamento dos(as) integrantes do programa e atendimento a pessoas que precisam de órteses e próteses. Estamos agora na fase final da montagem”, explica Maria Elizete.

2

A professora afirmou que foram selecionados(as) 12 alunos(as) para receberem treinamento sobre a confecção das próteses. Desde dezembro de 2022, o programa entrega uma prótese por mês. A próxima será entregue no dia 21/02 para um morador da cidade de Itu, em São Paulo, que também passará por atividades de reabilitação neste dia.

3

Criado em 2015, o Mao3D tem a missão de doar próteses de membro superior manufaturadas por impressão 3D para pessoas de todo o Brasil.​ Atualmente, o programa conta com a ajuda de 15 voluntários(as), psicólogos(as), terapeutas ocupacionais, alunos(as) de graduação, pós-graduação e ensino técnico. Saiba mais no site https://www.mao3d.com.br/.

Fotos: Arquivo pessoal