III Curso de Verão em Biotecnologia da Unifesp conta com participantes de todas as regiões do Brasil

O curso foi realizado de 23/01 a 03/02/2023, na Unidade Talim do Campus São José dos Campos.

CV 11 1

O curso contou com a participação de 16 estudantes de todas as regiões do país, especificamente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná e Mato Grosso. Os(As) participantes eram, majoritariamente, graduandos(as) de universidades públicas e Institutos Federais. Também participaram profissionais graduados(as) e pós-graduandos(as) de outras instituições.

Realizado desde 2019, o curso teve como objetivos abordar diferentes aspectos da biotecnologia, enfatizando as linhas de pesquisa dos(as) docentes da instituição, proporcionar conteúdos científicos e de empreendedorismo por meio de conversas e palestras, além de oferecer estágios em laboratórios das diferentes áreas oferecidas pelo programa.

Organizado pelos(as) estudantes de pós-graduação em Biotecnologia da Unifesp, o curso foi dividido em duas partes: uma semana com palestras e apresentações teóricas e a outra semana com aulas práticas no laboratório, em que o(a) participante pôde escolher a área de atuação de interesse.

CV 13

Na primeira semana, houve a apresentação dos trabalhos de orientadores(as) e de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do ICT/Unifesp, além de estudantes de doutorado e de pós-doutorado que estão no exterior, os(as) quais falaram não apenas sobre o projeto que estão desenvolvendo, mas também sobre carreira acadêmica e caminhos a seguir. Além disso, foram realizadas palestras com pesquisadores(as) de outras instituições e com representantes de empresas na área de biotecnologia. Ao final do curso, os(as) estudantes apresentaram o que fizeram na parte prática do curso, suas expectativas, o que aprenderam e o que a oportunidade significou para eles(as).

CV 12

A coordenadora do curso, professora Cláudia Barbosa Ladeira de Campos, destacou que os(as) palestrantes foram escolhas dos(as) estudantes que organizaram o curso, os(as) quais se basearam no que eles(as) enxergaram como interessante para sua formação e para a dos(as) estudantes participantes. Além disso, ressaltou a oportunidade que os(as) participantes tiveram de interagir com estudantes da Unifesp e de outras instituições.

Para Mylena Marinelo Jorge Pereira, graduanda do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e participante da última edição do Curso de Verão, a experiência foi muito enriquecedora. “Foi muito bom conhecer as diferentes linhas de pesquisa trabalhadas no campus e, principalmente, poder ter a experiência prática dentro dos laboratórios, participando um pouco da rotina e aprendendo sobre novos assuntos. Eu não conhecia o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do ICT/Unifesp. Com certeza, o Curso de Verão me fez ter uma nova visão sobre a possibilidade de ingressar no programa futuramente”, avalia.

Fotos: Arquivo pessoal