A proposta é promover um workshop para meninas de escolas de São José dos Campos.
Imagem: https://thebiomechanicsinitiative.org/women-in-biomechanics-grant/
O programa de extensão Mao3D do ICT/Unifesp foi selecionado no edital americano promovido pela iniciativa Dia Nacional da Biomecânica e pela Bertec Corporation que teve como objetivo incentivar a realização de eventos na área da Biomecânica.
A proposta do programa Mao3D é a de realizar um workshop sobre empreendedorismo e inovação para meninas do ensino médio de escolas públicas e privadas de São José dos Campos. Ao todo, 18 propostas foram selecionadas no mundo todo.
A coordenadora do programa, professora Maria Elizete Kunkel, explica que o prêmio é uma iniciativa mundial em comemoração ao Dia Nacional da Biomecânica. “Enviamos uma proposta para realizar um evento de divulgação científica na área da Biomecânica para meninas. Iremos abordar o desenvolvimento de dispositivos na área de Biomecânica, como próteses e órteses. Serão 4 sábados no total. Ainda não temos data definida, mas será em abril”, conta a professora.
A premiação no valor de mil dólares será usada para a compra de materiais para filmagem e para a criação de conteúdo para a Internet. “O evento será filmado e ficará disponível no YouTube. Pretendemos realizar outros eventos com esse formato futuramente”, afirma Maria Elizete.
Criado em 2015, o programa Mao3D tem a missão de doar próteses de membro superior manufaturadas por impressão 3D para pessoas de todo o Brasil. Saiba mais no site https://www.mao3d.com.br/.