Estudantes de Engenharia de Materiais aplicam o conhecimento adquirido ao longo da formação acadêmica.
Imagem ilustrativa (fonte: Canva)
O projeto de extensão Materializar na Indústria do ICT/Unifesp visa contribuir na formação de estudantes do curso de Engenharia de Materiais a partir do estímulo à aplicação do conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica na busca por soluções de problemas apresentados no dia-a-dia de processos fabris da indústria nacional.
Atualmente, participam do projeto quatro professores(as) e seis estudantes do curso de Engenharia de Materiais e um(a) estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do ICT/Unifesp, além do colaborador externo João Perez Montilla, engenheiro da empresa Gerdau SA. Criado em 2022, o projeto tem como público-alvo alunos(as) de graduação e de pós-graduação da área de Engenharia de Materiais, além de especialistas que atuam na área.
Dentre as principais atividades, estão a consolidação de parceria entre universidade-empresa, a identificação de problemas associados aos processos fabris do setor industrial nacional relacionados à área de Engenharia de Materiais, a escolha e o desenvolvimento de parâmetros críticos de desenvolvimento com a participação da(s) empresa(s) envolvida(s) no projeto e a realização de fóruns que envolvem estudantes, profissionais e organizações públicas e privadas a fim de debater as demandas sociais, humanas e tecnológicas nacionais.
Neste ano, o projeto terá como objetivo ampliar a parceria universidade-empresa, com inclusão de novas empresas parceiras, além da Gerdau SA, que vem atuando desde o início do projeto. A partir da curricularização da extensão na matriz curricular do curso de Engenharia de Materiais, também buscará desenvolver conteúdos extensionistas nas Unidades Curriculares do curso, propiciando a iniciação dos(as) estudantes à extensão universitária. Também terá como meta aumentar a visibilidade do projeto, considerando a ampliação do número de participantes envolvidos(as) diretamente na produção de material didático, que será divulgado em redes sociais e eventos sazonais. Para acompanhar as atividades desenvolvidas ao longo do ano, siga o perfil do projeto no Instagram.
A coordenadora do projeto, professora Aline Capella, ressalta que o Materializar na Indústria promove a construção dialógica com o setor industrial nacional, fazendo com que os(as) participantes tenham a oportunidade de entrar em contato com problemas atuais, desafios e interesses do setor. “Além disso, a produção de conteúdo científico e tecnológico, elaborado a partir de parcerias de sucesso entre universidade-empresa, favorece o estreitamento entre as instituições e direciona os saberes para além de suas fronteiras, o que estimula o desenvolvimento econômico e social do país e da sociedade como um todo”, afirma Aline.
Dúvidas sobre o projeto podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..