Equipe do ICT/Unifesp participa de workshop do Programa Rota 2030 com empresas de Ferramentaria

Programa visa elaborar uma política industrial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças.

workshop rota 2030 

Foto: Marcel Kondo

No dia 16 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, foi realizado o 1º Workshop COMP2F, organizado pelo Laboratório de Estruturas Leves (LEL) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O objetivo foi promover a divulgação dos resultados do projeto “Desenvolvimento de competências para projeto e manufatura de ferramentais para peças em compósitos” do Programa Rota 2030, que conta com a participação do ICT/Unifesp.

O Programa Rota 2030 foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de elaborar uma política industrial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças, estimulando o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor. O setor ferramenteiro é um dos grandes destaques do programa Rota 2030. Coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), com coordenação técnica do IPT, a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas tem o objetivo de solucionar as dificuldades de ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

O projeto conta com a participação do IPT (São José dos Campos), UNESP (Guaratinguetá), ITA (São José dos Campos) e ICT/Unifesp (São José dos Campos), além de empresas do setor automotivo e de autopeças. No ICT/Unifesp, o projeto é desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Polímeros e Biopolímeros (TecPBio) e conta com a participação dos(as) professores(as) Fabio Roberto Passador, Mirabel Cerqueira Rezende e Ana Paula Lemes e dos(as) bolsistas do projeto Larissa Stieven Montagna (pós-doutorado), Guilherme Ferreira de Melo Morgado (doutorando), Larissa Anne Pereira dos Santos Batista (mestranda) e Barbara Riguetti de Souza (mestranda). No TecPBio, são desenvolvidos compósitos de matrizes termoplásticas e termorrígidas com fibras de carbono, que são processados, caracterizados, aplicados e reciclados, contribuindo com o desenvolvimento da tecnologia e economia circular para o setor automotivo.