Eleições para a Reitoria: consulta à comunidade on-line será entre 9 e 12 de maio

Eleições Unifesp 2023 novo

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) reforça que a instituição está em período eleitoral para escolher a reitora e vice-reitora da Unifesp para o período 2023-2027. A campanha está em andamento, e as informações podem ser acompanhadas no site Eleições Unifesp. A votação será realizada on-line de 8h do dia 9 de maio até 18h de 12 de maio deste ano. Duas chapas se inscreveram para a Consulta:

CHAPA 1 – AVANÇA UNIFESP - UNIDA, FORTE, DIVERSA E DEMOCRÁTICA

Prof.ª Dr.ª Raiane Patrícia Severino Assumpção (CAAF) – reitora

Prof.ª Dr.ª Lia Rita Azeredo Bittencourt (Departamento de Psicobiologia) – vice-reitora

Site/redes

CHAPA 2 – RECONSTRUÇÃO E RESPEITO

Prof.ª Dr.ª Christina Windsor Andrews (Departamento de Ciências Sociais) – reitora

Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Goulart (Departamento de Pediatria) – vice-reitora

Site/ redes

A consulta será realizada pelo Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp – SEVU, utilizando o sistema Helios Voting, que será disponibilizado a todos e todas que estiverem aptos a participar da consulta, em consonância com as definições e orientações previstas na RESOLUÇÃO Nº 187/2020/CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Com o objetivo de dirimir dúvidas sobre o uso desse sistema haverá eleições de teste, com indicação de chapas fictícias, a serem realizadas nos dias 26 e 27 de abril de 2023.

O processo de eleição para a Reitoria na Unifesp segue duas etapas. Na primeira, a comunidade escolhe a preferência entre as chapas inscritas, pelo voto secreto, com peso paritário entre docentes, técnicos e estudantes (1/3 por categoria). As três categorias organizam o pleito por intermédio de suas associações que compõem a Comissão Organizadora da Consulta (COC).

Feita a apuração, a COC envia os resultados para a Comissão Eleitoral da Reitoria (CER), constituída pelo Conselho Universitário. A CER apresenta o resultado da Consulta ao Consu e organiza a sessão eleitoral, com pauta única, com o objetivo de formar a lista tríplice a ser enviada à Presidência da República. A nomeação da reitora é efetivada pelo Presidente da República, de quem se espera seja respeitada tanto a vontade indicada na Consulta como no Conselho Universitário, com a publicação do primeiro nome como reitora da Unifesp para o quadriênio 2023-2027.

A comunidade pode promover debates e sabatinas conforme conveniência, sempre garantindo isonomia entre as candidaturas e seguindo o regulamento das eleições.

São Paulo, 24 de abril de 2023.
Comissão Organizadora da Consulta 2023-2027