No dia 17/05, Marina Dias obteve a medalha de ouro na categoria RP3 feminina, nos Estados Unidos.
Foto: Slobodan Miskovic/IFSC
Texto: Alexandre Milanetti
Na quarta-feira, 17/05, a professora do ICT/Unifesp Marina Dias se tornou bicampeã da etapa da Copa do Mundo de Paraescalada (IFSC Paraclimbing Word Cup) de Salt Lake City, nos Estados Unidos. Marina competiu na categoria RP3 feminina, voltada para competidoras com comprometimento leve da força muscular e alcance em, pelo menos, um dos membros. Em 2009, Marina foi diagnosticada com esclerose múltipla e apresenta um comprometimento de força do lado esquerdo do corpo.
Na final, Marina superou a norte-americana Natalie Vorel (prata) e a alemã Rosalie Schaupert (bronze). “Foi minha segunda Copa do Mundo de Paraescalada em Salt Lake City. No ano passado, que era a minha estreia em competições internacionais, ganhei o ouro. Para a etapa deste ano, treinei muito. Estou treinando forte desde novembro. Não é fácil conciliar com o trabalho. Foram muitos os dias em que eu fui treinar já bem tarde, porque foi a hora possível. As vias [de escalada] dessa vez estavam mais difíceis. Felizmente, valeu a pena todo o esforço, e conquistamos o ouro novamente!”, comemora Marina.
Em maio de 2022, a atleta obteve o melhor resultado da escalada brasileira em competições internacionais, vencendo a etapa da Copa do Mundo de Paraescalada de Salt Lake City. Naquela competição, Marina se tornou também a primeira mulher do Brasil a participar de um evento internacional de paraescalada, além de ter sido a única representante da América Latina.
A partir do mês de junho, Marina voltará a disputar outras duas etapas da Copa do Mundo de Paraescalada: em Innsbruck (Áustria) e Villars (Suíça). A Suíça também será sede do Campeonato Mundial da modalidade na primeira quinzena de agosto, evento realizado a cada dois anos. Essa será a primeira vez em que Marina irá competir em um Mundial. A viagem para a cidade suíça de Berna, sede do principal evento da paraescalada internacional em 2023, está marcada para o final de julho.