Objetivo é somar esforços em áreas convergentes entre as instituições, ampliar multidisciplinaridade e elevar impacto da ciência e da tecnologia na sociedade.
Equipes da Unifesp e do ITA se reuniram no edifício da Reitoria da Unifesp para a assinatura do acordo
Nesta segunda, 29, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinaram um Acordo de Cooperação em que formalizam o compromisso de desenvolvimento de atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo não apenas a produção científica e a pós-graduação, como também a graduação das instituições de ensino.
O objetivo do acordo é a criação e disponibilização de cursos sequenciais de complementação de estudos e de programas de formação complementar que possam ser cursadas por alunos(as) de graduação de ambas as instituições, bem como a criação e oferecimento de programas de pós-graduação stricto sensu, cursos de especialização lato sensu e cursos de extensão, além da realização de atividades e projetos conjuntos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, facilitando acesso aos laboratórios multiusuários para integrantes de ambas as instituições.
Ao abrir o evento, Raiane Assumpção, reitora pró-tempore da Unifesp, lembrou a parceria já existente entre as universidades e enalteceu o fortalecimento e compromisso de cooperação assumido entre elas. “Unifesp e ITA possuem longos anos de relação e de contribuição conjunta na construção e difusão do conhecimento e a oficialização desse acordo só nos mostra que há muito espaço para ampliar a parceria, nas mais diversas áreas do saber”.
Anderson Correia, reitor do ITA, também manifestou satisfação com a oficialização da parceria e destacou “que ela vem quando o instituto tem um plano de expansão patrocinado pelo MEC e que contempla, justamente, a consolidação de parcerias com instituições de referência, como é a Unifesp. Sabemos que as parcerias entre professores do ITA e da Unifesp já aconteciam, mas esse termo de cooperação certamente estimulará que essas parcerias sejam ampliadas para as várias áreas do conhecimento, permitindo inclusive, ao ITA, alcançar a desejada multidisciplinaridade, com contribuições no desenvolvimento de pesquisas e de inovações para a indústria, para a saúde e para outros setores”.
Equipes da Unifesp e do ITA na entrada do edifício da Reitoria da Unifesp
Presente no evento da assinatura do acordo, Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fez coro aos reitores ao destacar a importância que esse tipo de parceria entre as instituições representa para a educação e ciência nacional. “As oportunidades de cooperação entre Unifesp e ITA são inúmeras e a ABC manifesta grande alegria nessa demonstração de colaboração e de avanços para o Brasil”.
Pela Unifesp, além de Raiane Assumpção, participaram Lia Rita Bittencourt, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lígia Azzalis, pró-reitora de Graduação, Taiza Stumpp, pró-reitora de Extensão e Cultura, Juliana Céspedes, pró-reitora de Planejamento, Dan Levy, chefe de gabinete, Isabel Hartmann de Quadros, assessora de Relações Acadêmicas e Institucionais, Marcos Augusto Bizeto, diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social, Regiane Albertini, diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/campus São José dos Campos), Elbert Einsten Neher Macau, coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Centeno, chefe do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), e Feres Chaddad Neto, chefe da disciplina de Neurocirurgia e coordenador do Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica da EPM.
Pelo lado do ITA, também estiveram presentes na assinatura do Acordo de Cooperação Maryangela Geimba de Lima, pró-reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Cristiane Pessoa da Cunha, chefe da Divisão de Assuntos Estudantis, Mauri Aparecido de Oliveira, chefe da Divisão de Ciências Fundamentais, Renato Machado, chefe da Divisão de Engenharia Eletrônica, coronel Liana Kalczuk, adjunto do Laboratório de Bioengenharia, e tenente Leonardo Francisco Alves, da Divisão de Comunicação Social.
Texto: Denis Dana
Fotos: Alex Reipert