Professora do ICT/Unifesp conquista 2º ouro consecutivo na Copa do Mundo de Paraescalada

Marina Dias ficou em 1º lugar na Copa do Mundo de Paraescalada realizada em Innsbruck, na Áustria.

Professora do ICTUnifesp conquista medalha de ouro na Copa do Mundo de Paraescalada na Áustria 720 480 px

No final da tarde de ontem (13/06), a professora do ICT/Unifesp Marina Dias obteve em Innsbruck, na Áustria, sua segunda medalha de ouro consecutiva na Copa do Mundo de Paraescalada. No mês passado, a atleta já havia levado o título da competição na etapa realizada em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Para chegar ao topo do pódio novamente, Marina teve que superar, na final da etapa austríaca da Copa do Mundo, a holandesa Christhiane Luttkhueizen (prata) e a britânica Martha Evans (bronze). Com a vitória, a professora contabiliza sua terceira conquista internacional, uma vez que já havia levado o ouro em Salt Lake City em 2022 e 2023. “Foi minha quarta participação em uma Copa do Mundo de Paraescalada. Foi simplesmente sensacional. O ginásio é incrível, essa parede [de escalada] imponente é surreal”, comemorou Marina logo após a conquista, obtida na categoria RP3 feminina, para competidoras com comprometimento leve da força muscular e alcance em pelo menos um dos membros. Em 2009, Marina foi diagnosticada com esclerose múltipla.

Com a presença da atleta brasileira, a próxima etapa da Copa do Mundo da modalidade será realizada nos dias 23 e 24/06 em Villars, na Suíça, país que também sediará o Campeonato Mundial da modalidade na primeira quinzena de agosto, evento que ocorre a cada dois anos. Esta será a primeira vez que Marina Dias irá competir em um Mundial. A viagem para a cidade suíça de Berna, sede do principal evento da paraescalada internacional em 2023, está marcada para o final de julho.

 

Texto: Alexandre Milanetti
Foto: Slobodan Miskovic/IFSC